Apresentação do Inovaprev: muita propaganda e pouco esclarecimento
Muitas dúvidas, pouco tempo para perguntas e respostas evasivas. Este foi o cenário da apresentação do Inovaprev, que terminou com mais dúvidas do que respostas. Com o mesmo ar de vendedores de serviços financeiros, a consultoria contratada mostrou simulados e o montante que se acumula, mas muito pouco esclareceu sobre o contexto desses recursos ao longo do tempo ou as estratégias para que o capital não se perca além do tempo.
Outra preocupação latente é o impacto no CPqDPREV com tantos incentivos para que os participantes saiam, inclusive podendo retirar 100% do capital acumulado, regra bem diferente da atual onde o limite de resgate é de 70%.
A previdência objetiva dar segurança para os participantes durante a aposentadoria, mas o novo plano foi vendido como um plano aberto de mercado, como um investimento e não como a aquisição do benefício se suplementação da aposentadoria.
Além disso, não é uma boa política para ‘retenção de talentos’, já que permite retirar 100% dos valores acumulados no Inovaprev.
Por ser um assunto complexo que demanda extenso conhecimento, o SINTPq procura uma assessoria para esclarecer sob a ótica dos trabalhadores os reais impactos e consequências dessas mudanças.
É bom frisar que a assessoria será paga com recursos dos sócios do sindicato, mas o interesse é de todos, filie-se ao SINTPq e ajude no fortalecimento financeiro e político da entidade que defende seus interesses.
Veja também
PARTICIPE DO ENCONTRO DO SINTPQ COM OS trabalhadores da AMAZUL, no CINA
25/06/2026Entre os principais assuntos que serão abordados está a questão do transporte fretado. A retirada ...
Nova NR-1 amplia foco na saúde mental e passa a exigir gestão de riscos psicossociais nas empresas
24/06/2026As novas regras da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que trata do Gerenciamento de Riscos ...
SINTPq convoca trabalhadores da FUNDAÇÃO EZUTE para assembleia dia 30/06
24/06/2026A Fundação Ezute formalizou sua contraproposta para a campanha salarial 2026/2027.Portanto, o Sindicato dos Trabalhadores ...














