CNPEM oferece reajuste abaixo da inflação e SINTPq convoca assembleia para 24/08
A direção do Centro finalmente apresentou sua contraproposta, que sequer contempla a inflação do último período, limitando-se a 5% de reajuste salarial perante uma inflação galopante de 8,99% (IPCA).

Nos últimos dias, SINTPq e CNPEM deram continuidade às negociações da campanha salarial 2021/22. Com isso, a direção do Centro finalmente apresentou sua contraproposta, que sequer contempla a inflação do último período, limitando-se a 5% de reajuste salarial perante uma inflação galopante de 8,99% (IPCA). Os demais itens da proposta podem ser conferidos no documento disponível no link.
Diante dessa postura do Centro, que insiste em defasar os salários dos seus profissionais, o SINTPq convoca todos os trabalhadores e trabalhadoras para deliberar a aprovação ou recusa das condições oferecidas. Para isso, será realizada assembleia no dia 24/08, às 8h, em frente ao antigo prédio do LNLS (atual administrativo) com transmissão simultânea no Microsoft Teams: https://bit.ly/AssembCNPEM24l08l21
É importante lembrar que a direção do Centro não garantiu a data-base. Dessa forma, benefícios podem ser suprimidos e eventuais reajustes poderão ser aplicados sem retroatividade. Essa postura do CNPEM, que tenta pressionar os funcionários a aceitarem qualquer proposta de imediato, força a discussão de medidas mais rápidas e enérgicas. Por isso, a assembleia também discutirá a possibilidade de deflagração de estado de greve e dissídio coletivo.
Como se a defasagem salarial não fosse suficiente, a contraproposta do CNPEM também não contempla a correção das faixas salariais da tabela de benefícios. Dessa forma, muitos profissionais poderão ser enquadrados em faixas mais altas, sofrendo descontos maiores.
Durante as negociações, o CNPEM alegou limitações financeiras para não recompor a inflação. Entretanto, os trabalhadores sabem que novas contratações estão ocorrendo e seguem previstas. Portanto, ampliar o quadro funcional enquanto penaliza os atuais profissionais parece ser a lógica do Centro.
Certamente, nenhum trabalhador e trabalhadora do CNPEM se esqueceu que o reajuste de 2020 foi de 0%. Essa lembrança deve aparecer a cada ida ao supermercado, a cada conta de luz e a cada aumento na mensalidade escolar dos filhos, no plano de saúde da família e em tantos outros custos cotidianos.
Os prejuízos são muitos e caberá aos trabalhadores e trabalhadoras decidir: seguir na luta ou aceitar mais retrocessos. Traga suas avaliações para a assembleia, convide seus colegas e não fique de fora desse momento decisivo. Outra forma de contribuir com o processo é enviando suas sugestões e impressões sobre o cenário da campanha salarial para o e-mail comunicacao@sintpq.org.br. Sua mensagem será mantida em sigilo.
Veja também
CPQD segue sem dialogar com o SINTPq
11/12/2025Mesmo após a manifestação realizada na última terça-feira, e dos ofícios e ligações feitas na ...
Negociação entre SINTPq e Cargill acontece amanhã, quarta-feira (10)
09/12/2025Após um período de espera que atrasou o andamento da campanha salarial, a Cargill respondeu ...
CPqD: Manifestação reforça pressão por valorização
09/12/2025Foto: Suelen Biason A manhã desta terça-feira foi marcada por uma mobilização importante no CPQD. A ...











