Creche do IPT : Benefício de hoje, formação do amanhã
quase 33 anos nascia a creche do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), benefício conquistado pela luta dos funcionários e funcionárias em campanhas salariais e que, até hoje, garante tranquilidade às mães e desenvolvimento integral às crianças.
Atualmente, cerca de 30 filhos de funcionárias são atendidos pela creche do IPT, com faixa etária entre 0 e pouco mais de 5 anos, divididos em três grupos: berçário, grupo intermediário e grupo dos maiores.
De acordo com funcionárias que integram a Comissão de Mães da Creche, o benefício sem dúvidas é um diferencial e retém talentos no Instituto. No entanto, a Diretoria do IPT ainda precisa enxergar a creche como um grande retorno à sociedade e a empresa, alinhado à importância do IPT.
A presença da creche no IPT também é o primeiro contato, desde cedo, com o mundo da ciência. Para as trabalhadoras, o aprendizado das crianças na creche é o mais pleno possível, pois acontece de forma lúdica, através do brincar.
A creche atende a funcionárias e estagiárias do IPT. Para as mães trabalhadoras, apesar da conquista que é o benefício em si, ainda é necessário valorizá-lo, sem ameaças constantes de interrupções e, com respeito também, às trabalhadoras da creche, mediadoras do desenvolvimento infantil no IPT.
O benefício da creche é um modelo de valorização do profissional no ambiente de trabalho e deve servir de exemplo para outras empresas dentro e fora da base do SINTPq.
Veja também
SINTPq divulga: CPqD abre 70 vagas para projeto com foco em inteligência artificial
13/01/2026O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações abriu inscrições para 70 vagas de emprego ...
SINTPq convoca trabalhadores do IPT para assembleia virtual sobre o PPR 2026
13/01/2026O SINTPq convoca todas e todos os trabalhadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado ...
Ferramenta do Dieese calcula ganho real com nova isenção do Imposto de Renda
09/01/2026Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma calculadora desenvolvida pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos ...











