Exposição
O projeto foi inspirado nas histórias de vida de oito mulheres incluindo cinco refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras

A Estação Cultura recebe a exposição "Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas", uma iniciativa da artista e historiadora Dalila Zanon. A mostra estará aberta à visitação a partir deste domingo (19) às 15h e permanecerá em cartaz até 12 de dezembro.
Esta é a estreia das obras de Dalila Zanon em uma exposição, onde ela canaliza por meio da arte as experiências vivenciadas como professora de História no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Campinas. O projeto foi inspirado nas histórias de vida de oito mulheres, incluindo cinco refugiadas haitianas e três migrantes brasileiras, explorando seus pontos comuns e singularidades.
A exposição apresenta retratos dessas mulheres criados com a técnica do giz pastel, além de peças em mosaico e kintsugi, e outras formas de expressão que complementam o tema proposto. Dalila Zanon incorpora em seu processo criativo um livro de história que serve como seu caderno de artista. Ao pintar retratos sobre páginas impressas sobre o Brasil colonial, ela destaca a interconexão entre os sujeitos e o contexto histórico em que estão inseridos.
Como professora de História no ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Dalila trabalha com alunos que estão retomando o processo de aprendizagem. O contato com histórias pessoais e a dinâmica de compartilhar experiências levaram a uma identificação entre professora e alunas, especialmente em desafios enfrentados por mulheres, como o de sustentar famílias em um mundo muitas vezes dominado por homens.
Motivada pelos relatos marcantes, Dalila Zanon sentiu-se impulsionada a incorporar essas histórias de mulheres resilientes e empoderadas em sua expressão artística. Ela destaca a analogia entre nossas vidas, que se desenvolvem em contextos sobre os quais não temos controle, e as páginas do seu caderno de artista, que servem como um contexto já dado e no qual todos estamos inseridos.
Serviço:
Exposição “Cicatrices – Rostos de Mulheres Latino-Americanas”, de Dalila Zanon e curadoria de Cristina Maria.
Estação Cultura (Praça Mal. Floriano Peixoto – Centro, Campinas)
Abertura: 19/11 às 15h.
Visitação:De 20/11 a 12/12, Seg.-sex, das 08h às 19h. Sáb., Dom. e Feriados 09h às 17h (09h às 22h, se tiver evento)
Livre e gratuito
Veja também
Sesc Campinas é sede da peça âTudo Acontece Numa Segunda Feiraâ
23/01/2026foto: Danilo Ferrara A peça "Tudo Acontece numa Segunda-feira" acontece nessa sexta-feira (23/01), às 20h ...
Sesi Campinas promove últimos dias de atividades literárias
23/01/2026Nos próximos dias ocorrerão as últimas programações das atividades literárias promovidas pelo SESI Campinas, ...
Exposição âO mundo através da IAâ concebida em Paris chega ao Sesc Campinas
16/01/2026O Sesc Campinas recebe a exposição “O Mundo Através da IA / Le Monde selon ...











