Festival Artes pela Paz oferece programação cultural em Campinas
Evento reúne mais de 200 artistas com atividades culturais e formativas no Centro de Convivência até junho
![]()
Foto: Juviano Pimenta Brasil
Após a abertura realizada na última semana, o Festival Artes pela Paz segue com programação gratuita até 27 de junho no Centro de Convivência Cultural de Campinas, reunindo mais de 200 artistas em atividades que incluem shows, exposições, oficinas e ações formativas. A iniciativa propõe a arte como instrumento de diálogo, convivência e transformação social.
Idealizado pelo Instituto Casa Comum, com apoio do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Campinas, o festival se estrutura em torno da Cultura de Paz — conceito que envolve práticas voltadas à justiça social, ao fortalecimento de vínculos comunitários e ao enfrentamento das violências estruturais.
Ao longo dos próximos dois meses, o público pode visitar a exposição de artes visuais em cartaz no espaço, além de participar de oficinas sobre práticas artísticas, saberes indígenas, audiovisual, comunicação e saúde emocional.
A programação também inclui apresentações musicais e teatrais, produção de podcasts e microvídeos e a estreia de um curta-metragem inspirado no festival, previsto para 26 de junho.
Entre os destaques da agenda está o seminário internacional “Margens do Atlântico: Cultura de Paz e Protagonismo Negro”, realizado nesta semana, reunindo representantes do Brasil e de Moçambique para discutir políticas públicas e equidade racial.
O encerramento acontece em 27 de junho, com a ação coletiva Flotilha da Paz, que promove um cortejo artístico seguido de dança circular aberta ao público.
Programação completa
02/05 (sábado)
- 14h30 às 16h — Oficina “Pensar menos e pensar bem”
06/05, 13/05, 20/05, 27/05 (quartas-feiras)
- 16h às 18h — Oficina “Audiovisual para a Paz”
09/05 (sábado)
- 14h às 18h — Oficina “Saberes Baniwa para o Bem Viver”
16/05 (sábado)
- 10h às 12h — Oficina de grafismos indígenas
- 14h30 às 16h — Oficina “Eleve sua autoestima”
17/05 (domingo)
- 15h — Espetáculo “Um rio que passa lá”
9/06 (terça)
- 20h — Banda Pretas & Pretos - Instituto Anelo.
26/06 (sexta-feira)
- 19h — Exibição do curta “Cultura de Paz: o silêncio que canta ao coração do mundo”
27/06 (sábado - encerramento)
- A partir das 10h — Flotilha da Paz + dança circular
Durante todo o período (25/04 a 27/06)
- Exposição de artes visuais (quarta a sábado, 14h às 19h)
- Exibição de microvídeos
- Produção e distribuição de podcasts
Ficha de serviço
Evento: Festival Artes pela Paz
Local: Centro de Convivência Cultural de Campinas
Endereço: R. Gen. Osório - Cambuí, Campinas - SP, 13025-066
Período: até 27 de junho de 2026
Entrada: Gratuita
Informações: https://institutocasacomum.org/festival-artes-pela-paz/
Veja também
4° Torneio do Dia do Damista abre vagas em Campinas
30/04/2026A Biblioteca Pública Municipal Professor Ernesto Manoel Zink recebe, no próximo dia 3 de maio, ...
Lançamento do livro de cordel de Samuel de Monteiro em Campinas
24/04/2026O cordelista Samuel de Monteiro lança neste sábado (25), em Campinas (SP), seu livro, “Será ...
Pontos de Memórias promove encontro de bordadeiras na Feira dos Amarais
24/04/2026Foto: Anna Cristina Nakabayashi O Projeto Pontos de Memórias realiza neste sábado (25), das 16h às ...













