Cultura | Filme brasileiro “O Agente Secreto” recebe quatro indicações ao Oscar

Filme brasileiro “O Agente Secreto” recebe quatro indicações ao Oscar

Longa de Kleber Mendonça Filho concorre a melhor filme, filme internacional, ator e direção de elenco.

22/01/2026

systemuploadsnews912e0af858b12dab456-700x460xfit-13485

Foto: Victor Jucá/Divulgação

 

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou nesta quinta-feira, 22, as indicações ao Oscar, entre elas quatro nomeações para o filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho. O longa concorre nas categorias de melhor filme, melhor filme internacional, melhor ator, com Wagner Moura, e melhor direção de elenco, categoria incluída recentemente na premiação. Além do longa brasileiro, outro brasileiro foi indicado ao Oscar. Adolpho Veloso concorre na categoria de melhor fotografia pelo filme norte-americano “Sonhos de Trem”.

Esta é a segunda vez que um filme brasileiro recebe quatro indicações ao Oscar. O feito havia ocorrido anteriormente com “Cidade de Deus”, em 2004, que acabou não vencendo nenhuma categoria.

“O Agente Secreto” é ambientado nos anos 1970 e acompanha a trajetória de Marcelo, um professor perseguido pela ditadura militar que retorna à cidade natal, Recife, para se esconder da repressão política e tentar proteger o filho, que vive com os avós maternos. A obra aborda o período da ditadura brasileira a partir de uma narrativa pessoal e familiar.

Em entrevistas recentes, Wagner Moura afirmou que o filme dialoga com a preservação da memória histórica do país e com a defesa da democracia. Segundo o ator, a obra nasceu da inquietação dele e do diretor diante do contexto político brasileiro entre 2018 e 2022. Moura também relacionou o enredo do longa ao debate sobre a Lei da Anistia e ao impacto do período pós-ditadura na sociedade brasileira.

O ator já havia sido premiado por sua atuação no filme com reconhecimento internacional, incluindo prêmios em festivais como Cannes e o Globo de Ouro. Durante a divulgação do longa, Moura concedeu entrevistas a veículos internacionais, entre eles o programa “The Daily Show”, apresentado por Jordan Klepper, nos Estados Unidos.

A cerimônia do Oscar está prevista para ocorrer em março, em Los Angeles, quando serão anunciados os vencedores das categorias indicadas.