Notícias | FIPT: Aprovada a pauta reivindicatória para o Acordo Coletivo 2024/2025

FIPT: Aprovada a pauta reivindicatória para o Acordo Coletivo 2024/2025

O documento aprovado segue nesta sexta-feira (22) para a diretoria da Fundação

21/03/2024


Os trabalhadores da FIPT aprovaram, em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (21), a pauta reivindicatória para a construção do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025. A assembleia ocorreu de forma híbrida, combinando participação presencial e remota. O documento aprovado segue nesta sexta-feira (22)  para a diretoria da Fundação.

Entre as principais demandas dos trabalhadores para este ano, destaca-se o pedido por um aumento salarial real de 10%. Além disso, a categoria reivindicou um ticket cesta básica no valor de R$ 961 mensal e um vale refeição de R$ 51 por dia de trabalho, ambos reajustados pelo mesmo índice utilizado no salário.

Outra solicitação importante foi a redução da jornada de trabalho para 35 horas semanais, distribuídas em 7 horas diárias.

A preocupação com a saúde foi o grande tema da assembleia, desta forma, os trabalhadores e trabalhadoras da FIPT reivindicam melhorias nas condições de segurança e saúde do trabalhador e o treinamento de socorristas e brigadistas, mais a inserção da ausência justificada para pais que estão com cônjuge em condição de depressão pós-parto. Ainda em relação às condições de trabalho, os FIPTeanos reiteram o pleito de instauração de um plano de cargos e salários, com a participação dos trabalhadores na construção deste plano, além de auxílio para custeio de atividades de auto cuidado como academias de ginástica, dentre outras.

Todas as cláusulas aprovadas na pauta de reivindicações da campanha salarial anterior foram mantidas.

Mais detalhes podem ser encontrados na pauta completa que logo será divulgada no site do SINTPq.

Trabalhadores não associados têm a opção de se sindicalizar através do formulário disponível em https://www.sintpq.org.br/seja-socio.