Lei de valorização do salário mínimo garante estabilidade e segurança, afirma Dilma
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff afirmou dia 28 que o governo quer continuar com a política de valorização do salário mínimo para que a roda da economia gire com vigor. Ao comentar a definição de regras para o reajuste, ela avaliou que o momento é importante para o trabalhador porque a lei traz segurança e estabilidade.
“Com ela, todos sabem de antemão quais são as regras e os critérios de aumento do salário mínimo, daqui até 2015”, disse, em seu programa semanal Café com a Presidenta. O reajuste do salário mínimo, definido em R$ 545, entra em vigor amanhã (1º).
Dilma lembrou que a Lei de Valorização do Salário Mínimo consolida um acordo fechado pelo governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com as centrais sindicais em 2007.
“O salário mínimo tem que ter um ganho real, uma valorização. E este aumento real deve acompanhar o crescimento da economia”, explicou.
A presidenta destacou que caso a economia brasileira não cresça ou registre queda, o cálculo do reajuste vai considerar que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) será nulo e não haverá desconto no salário mínimo.
A estimativa para 2016, segundo Dilma, é que o reajuste seja de cerca de 13% em razão de um crescimento de 7% acima da inflação no ano passado, totalizando um mínimo de R$ 616.
Fonte: Agência Brasil
Veja também
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...
Pesquisa nacional indica alta aprovação aos sindicatos, mas dirigente do SINTPq diz que realidade local é oposta
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma nova pesquisa nacional revela que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram ...











