Pesquisadores fazem abaixo-assinado pela valorização dos institutos
Melhorar as condições dos Institutos de Pesquisa, dos salários dos pesquisadores e dos salários dos funcionários de apoio a pesquisa científica é o que pede o abaixo-assinado online elaborado pela Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo. O SinTPq apoia a iniciativa e vai fazer campanha pelo documento por conhecer bem a realidade dos institutos.
Em São Paulo, o IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica) é vinculado ao Governo de Geraldo Alckmin. Parte de sua arrecadação não é de cofres públicos e sim de projetos destinados à iniciativa privada em que os pesquisadores não ficam com o crédito de seu trabalho e onde os frutos do mesmo servem ao capital privado. Os principais institutos públicos de pesquisa do interior estão em Campinas, o Ital e o IAC, e sofrem com a falta de investimento.
A situação faz com que cada vez mais pesquisadores debandem para a iniciativa privada levando consigo o capital intelectual formado a base de anos de trabalho. As descobertas em novas vacinas, que poderiam curar milhares de pessoas, ficam com preços inacessíveis ou são compradas pelo poder público, que para adquiri-las deixam de investir em outras áreas. O investimento para manter a pesquisa no Estado é muito inferior ao gasto pelos cofres públicos para comprar os produtos provenientes das descobertas destes mesmos pesquisadores.
O abaixo-assinado está em http://www.peticaopublica.com.br/?pi=APqC e pode ser assinado por qualquer cidadão.
Veja também
Retrospectiva SINTPq: lutas, conquistas e defesa da ciência em 2025
15/12/2025O ano de 2025 foi marcado por uma intensa atuação do SINTPq (Sindicato dos Trabalhadores ...
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...











