Notícias | AMAZUL: Pontos coletivos na pauta indicam potencial para acordo

AMAZUL: Pontos coletivos na pauta indicam potencial para acordo

Acreditamos que o diálogo é o melhor caminho para alcançar soluções que atendam minimamente aos trabalhadores

11/08/2025

amazul_2

Em janeiro, o SINTPq entregou à Amazul uma pauta com mais de 60 reivindicações, construída com a participação de trabalhadores de diferentes áreas e localidades, como CINA, CTM, SEDE e unidades do Rio de Janeiro. As demandas, apesar de serem indicadas pela visão do trabalhador em ambientes diferentes, trazem o interesse pela melhoria no ambiente de trabalho e nas conquistas sociais e econômicas.

As reivindicações abrangem todos os trabalhadores, independentemente da unidade em que trabalham, entre elas estão pleito pelo recebimento do vale refeição e do seu reajuste, haja vista que a inflação neste segmento é uma das maiores, o aumento do valor da cesta básica, e neste caso nada melhor do que o ICV Dieese que é referência nacional. As reivindicações das ausências remuneradas, um plano de saúde que dê tranquilidade aos funcionários. São pautas que impactam o dia a dia de toda a categoria e, em muitos casos, podem ser atendidas com organização e diálogo.

O sindicato acredita que esses pontos comuns representam oportunidades para avanços importantes. Até o momento, a Amazul ainda não apresentou uma proposta completa nem indicou os pontos que poderia negociar. O SINTPq reforça que a apresentação dessas sinalizações é essencial para que o processo continue de forma clara e transparente para todos.

Acreditamos que o diálogo é o melhor caminho para alcançar soluções que atendam minimamente aos trabalhadores, mas os dirigentes da empresa precisam sinalizar o que realmente pretendem enquanto gestores à frente da Amazul. O sindicato permanece aberto ao entendimento e disposto a ajudar a construir uma proposta aceitável pelos trabalhadores.

O SINTPq aguarda que a direção da Amazul atue de forma efetiva para que o processo avance de forma positiva para todos.