Sem reposição inflacionária, campanha salarial não avança no CNPEM
unicamos a todos os trabalhadores do CNPEM que até o presente momento não foi apresentada pela empresa sua proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014. Uma próxima reunião, e esperamos que a última, acontecerá no dia 16 de setembro.
A grande discussão desta campanha salarial é que a empresa tem insistido na tese do oferecimento de um abono salarial em troca da recomposição inflacionária! Isso mesmo: o CNPEM defende o pagamento de um abono em detrimento da recomposição inflacionária. Isso por que, na prática, os salários ficam congelados e, na próxima data-base, perdas ocorrerão aos trabalhadores!
Outra consideração importante é que a reivindicação de aumento real está comprometida. No entanto, o CNPEM tem afirmado que irá usar 2%, em média, da folha para aplicação no enquadramento no plano de cargos e salários.
O SINTPq não aceita a tese da empresa de compensar a inflação passada com abono salarial, pois a medida prejudica o salário dos empregados, que ficarão um ano sem reposição de perdas. Com isso, o sindicato reforça sua convicção de que os desafios para a instituição são muito grandes e de que não podemos correr o risco de aceitarmos o abono e gerarmos um momento de euforia na instituição, para depois amargarmos uma frustração de longo prazo, com salários congelados por dois anos, enquanto as dívidas são sempre corrigidas, contaminando assim negativamente os projetos dos CNPEM.
O que pode parecer bom no início perde-se rapidamente em médio prazo e ainda compromete uma grande conquista dos trabalhadores com a aplicação do plano de cargos e salários. Portanto, não concordamos que o plano em sua implementação fique comprometido, sem a devida correção salarial anual.
Apesar da demora na negociação é bom lembrar que a empresa já garantiu a data-base e tudo que negociarmos será retroativo. Assim que as negociações forem finalizadas o sindicato convocará uma assembleia com todos os trabalhadores.
Diretoria SINTPq
Veja também
SINTPq se posiciona sobre o Plano de Cargos, Remuneração e Carreiras da Amazul
26/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq participa de nova rodada de negociação com a Cargill nesta quarta-feira
26/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SiDi: prazo para oposição à cota de participação negocial vai de 26 de janeiro a 4 de fevereiro
23/01/2026Trabalhadores e trabalhadoras da SiDi poderão manifestar oposição ao desconto da cota de participação negocial ...











