Sesc Interlagos promove oficinas gratuitas sobre arte indígena Mehinako no Carnaval
As oficinas serão conduzidas por Kawakani Mehinako, mulher indígena do povo Mehinako, e acontecerão em quatro sábados

Para quem busca uma alternativa cultural ao Carnaval, o Sesc Interlagos, em São Paulo, oferece uma série de oficinas gratuitas sobre práticas artesanais indígenas. A partir deste sábado (1º), às 14h, os participantes terão a oportunidade de conhecer e vivenciar técnicas artísticas tradicionais do Parque Indígena do Xingu.
As oficinas serão conduzidas por Kawakani Mehinako, mulher indígena do povo Mehinako, e acontecerão em quatro sábados, com a seguinte programação:
- 1º de março – Esteiras Xinguanas
- 8 de março – Grafismo e Pintura Corporal Xinguanas
- 15 de março – Pá de Biju do Alto Xingu
- 22 de março – Máscara Xinguana
Sobre o povo Mehinako
O Parque Indígena do Xingu (PIX), localizado no norte de Mato Grosso, ocupa 2,6 milhões de hectares e foi homologado pelo governo federal em 1961. Na região sul do parque está o Alto Xingu, onde diferentes povos indígenas compartilham aspectos culturais e sociais, mantendo uma rede de trocas, casamentos e rituais que remonta ao período pré-colonial.
Entre esses povos estão Aweti, Kalapalo, Kamaiurá, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Trumai, Wauja e Yawalapiti. A produção artesanal desempenha um papel central na identidade desses grupos, com a confecção de cestarias, bancos, potes de cerâmica e pás para mexer beiju.
Mesmo em objetos de uso cotidiano, a estética e o simbolismo são preservados. Exemplo disso é o cesto kuño, trançado em fibra de buriti (Mauritia flexuosa L. F.) e ornamentado com grafismos em cordões coloridos de algodão, utilizado como armadilha de pesca. Redes trançadas com as mesmas fibras e o tucum (Bactris setosa Mart.) também fazem parte da cultura material dos Mehinako.
As oficinas integram a programação da exposição NÓS – Arte & Ciência por Mulheres, em cartaz no Sesc Interlagos até 30 de março de 2025.
Datas e horários:
1º, 8, 15 e 22 de março (sábados) – 14h
Local: Varanda do Hall de Exposições do Sesc Interlagos
Av. Manuel Alves Soares, 1.100, Parque Colonial, São Paulo
Entrada gratuita.
Veja também
Mostra dos cartazes finalistas do 36° Prêmio Design Museu Da Casa Brasileira
23/01/2026As Escolas de Profissionais da Cultura (CULTSP PRO) abrem, do dia 24/01 ao dia ...
Ãltimos dias da exposição Fluxo Poéticoâ Sergio Vaz: O Poeta da Periferia em São Paulo
16/01/2026Foto: Jairo Goldflus A mostra homenageia um dos principais nomes da literatura periférica brasileira e reúne ...
Casa Mário de Andrade promove atividade sobre lendas urbanas
08/01/2026A Casa Mário de Andrade realiza no sábado (10), das 16h às 17h30, a atividade ...











