SINTPq discute saúde no trabalho em reunião do Cerest Campinas
A diretora Lidiana Moraes representa o sindicato no Centro de Referência Regional em Saúde Trabalhador
Sempre atento às questões envolvendo a saúde do trabalhador e da trabalhadora, o SINTPq possui uma representante no Cerest - Centro de Referência Regional em Saúde Trabalhador, órgão que integra a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas. A dirigente do SINTPq, Lidiana Moraes, participou da última reunião do Centro, realizada em 15 de dezembro.
Junto aos demais secretários, Lidiana discutiu a agenda do próximo ano e a atuação do conselho gestor do Cerest. O objetivo é promover o acolhimento aos profissionais com problemas de saúde em decorrência do trabalho, além de propor e incentivar medidas de prevenção e fiscalização.
"Garantir a saúde, a qualidade de vida do trabalhador é uma das minhas principais metas como dirigente sindical", afirma Lidiana Moraes ao comentar suas perspectivas para o trabalho no Cerest:
"Adotar como estratégia a atuação nos públicos deliberativos é um meio de oferecer aos trabalhadores um canal de comunicação para participação das construções não só institucionais, mas de proposição de pautas dentro da saúde pública. É também uma ferramenta para fundamentar nossa luta e trazer a saúde mental para o debate. Fiscalizar e encerrar a prática de transferência da responsabilidade. Saúde mental é responsabilidade do empregador, sim!"
A diretora do SINTPq destaca ainda a importância de todas as trabalhadoras e trabalhadores da categoria utilizarem os canais de comunicação do sindicato, participando dessa construção coletiva com sugestões, informações e denúncias.
Veja também
"O veganismo pode ser benéfico para todos e a soberania alimentar é um direito"
01/11/2023Em 1º de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Veganismo, uma ocasião que destaca ...
SINTPq apoia iniciativas do Outubro Rosa 2023
02/10/2023A cada ano, o SINTPq busca contribuir com o Outubro Rosa compartilhando informações sobre o ...
Nota do SINTPq: Desmonte da pesquisa cientÃfica em SP compromete combate à febre maculosa
15/06/2023Infelizmente, uma pandemia histórica como a da Covid-19 parece não ter sido suficiente para conscientizar ...