Notícias | SINTPq exige providências para efetivar ACT 2025/2026 no IPT

SINTPq exige providências para efetivar ACT 2025/2026 no IPT

A demora tem causado insegurança jurídica e perdas financeiras aos trabalhadores

11/09/2025

iptfoto

O SINTPq enviou ofício à Diretoria do IPT cobrando explicações sobre a prolongada demora na assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2025/2026.

O sindicato destacou que a pauta de reivindicações aprovada pela categoria e a contraproposta da empresa já foram validadas em assembleias. Assim, não há qualquer pendência que justifique a falta de assinatura do ACT. A demora tem causado insegurança jurídica e perdas financeiras aos trabalhadores.

No documento, o SINTPq também apontou a contradição entre a agilidade da administração do IPT em ações judiciais contra os empregados e a falta de empenho em assegurar, com a mesma celeridade, os direitos da categoria. O ofício também apresenta uma linha do tempo que evidencia a demora, confira de forma resumida:

20/03 – Assembleia de construção da pauta aprova reivindicações.

12/06 – IPT responde à pauta em reunião de negociação.

15/07 – Trabalhadores aprovam a contraproposta da empresa em assembleia.

16/07 – SINTPq comunica IPT sobre a aprovação e solicita minuta final.

01/08 – Sindicato envia minuta consolidada do ACT, diante da ausência do texto pela empresa.

Presente data (setembro de 2025) - Aguarda-se assinatura pela direção do IPT e formalização nos órgãos competentes

Confira o ofício na íntegra: https://www.sintpq.org.br/arquivos/docs/oficio_ipt.pdf

Além disso, o sindicato criticou a demora do Governo do Estado de São Paulo em dar andamento ao processo, por meio da Comissão de Política Salarial (CPS) e da Secretaria da Fazenda, o que reforça o cenário de descaso com os trabalhadores das empresas públicas.

Diante desse quadro, o SINTPq exige providências imediatas para a assinatura do ACT 2025/2026 e reafirma seu compromisso de continuar acompanhando o processo e defendendo a dignidade dos profissionais do IPT.