Notícias | Trabalhadores aprovam contraproposta da Oxitec

Trabalhadores aprovam contraproposta da Oxitec

Avanços reais nas próximas negociações dependem da mobilização coletiva

14/10/2025

oxitec

Na última sexta-feira, os trabalhadores da Oxitec aprovaram a contraproposta apresentada pela empresa, encerrando a Campanha Salarial 2025/2026. O acordo garante reajuste salarial pelo IPCA acumulado até setembro de 2024, mas não traz alterações nos benefícios, e os itens considerados fundamentais pela categoria foram rejeitados.

Durante a negociação, a empresa recusou a inclusão de cláusulas sobre riscos psicossociais e segurança do trabalhador, alegando que já cumpre a legislação vigente, e negou o compartilhamento de documentos que comprovassem suas práticas internas. Além disso, manteve o congelamento de benefícios, justificando a decisão com resultados financeiros negativos, baixo volume de demanda e o caráter de startup em crescimento.

O SINTPq reforçou que informações vindas diretamente dos trabalhadores serão essenciais para analisar e contestar essas justificativas financeiras e outras insatisfações dos trabalhadores da Oxitec.

Com a aprovação, o ACT 2025/2026 será consolidado, assinado pela empresa e registrado no Ministério do Trabalho até 1º de novembro, data-base da categoria. O sindicato também reforça que avanços reais nas próximas negociações dependem da mobilização coletiva e da participação ativa dos trabalhadores.

O SINTPq disponibiliza ainda um canal de denúncias para relatar casos de assédio ou abusos no ambiente de trabalho: www.sintpq.org.br/denuncie