Campinas e Softex lançam primeira aceleradora municipal do País
refeitura de Campinas e o Núcleo Softex Campinas – associação das empresas de software que atua na cidade e no interior de São Paulo - anunciaram no último dia 5 de dezembro, o início das operações da primeira aceleradora municipal de empresas do País. A iniciativa selecionará dez empresas de base tecnológica sediadas na cidade para passar por processo de aceleração durante o ano de 2014. O edital para seleção será publicado durante o mês de janeiro.
Com essa parceria, Prefeitura e Núcleo Softex atuarão de forma conjunta na divulgação do projeto e seleção de empresas que encontram-se em momento adequado para o processo de aceleração. Depois de escolhidas, as empresas receberão suporte do Núcleo - que será responsável pela operação da aceleradora - para que o negócio se consolide no mercado em que atua.
“Essa parceria é muito importante para o município, porque Campinas tem a marca da ciência e da tecnologia e, por um período, a Prefeitura se distanciou de outros agentes da comunidade científica da cidade. Agora estamos dando um passo no sentido de reaproximação para voltar a fazer parte dessa cadeia, desse elo de progresso para a cidade, tendo em vista a ciência, a tecnologia e a inovação”, ressaltou o prefeito Jonas Donizette.
Startups
As aceleradoras têm como foco preparar a empresa de uma forma mais rápida para a operação e comercialização de seus produtos e soluções no mercado, ou seja, busca a ajuda para que o negócio saia do papel ou ganhe escala rapidamente. Elas preparam as empresas para um segundo ciclo de crescimento, após a fase de incubação.
Tanto empresas de base tecnológica - aquelas mais maduras, com algum tempo em atividade e que usam a tecnologia como base de seus produtos e processos, quanto as startups - empresas também de base tecnológica, mas que estão, em sua maioria, estreando no mercado-, poderão apresentar seus projetos à Softex, que os selecionará.
“As startups terão o acompanhamento de mentores, ex-executivos e profissionais de grandes empresas que as ajudarão a escolher os melhores caminhos e a superar as barreiras iniciais do crescimento”, afirmou Edvar Pera Junior, diretor executivo do Núcleo Softex Campinas.
Na fase final da aceleração, as empresas serão preparadas para receber investimentos e apresentarão sua proposta de negócios a um grupo de investidores. “A participação do poder público em aceleradoras de empresas já é prática consolidada em projetos estaduais e federais, como no programa TI Maior, mas é inédita em nível municipal. A presença da Prefeitura de Campinas nesta iniciativa mostra que a atual gestão está preocupada em fortalecer o empreendedorismo e apoiar as empresas de tecnologia instaladas em Campinas”, disse Pera Jr.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo de Campinas, Samuel Rossilho, salientou que a criação da aceleradora é parte do plano de governo atual, que tem no fomento de setores estratégicos para o crescimento do município - entre eles o de tecnologia - como uma de suas prioridades. “Campinas tem uma grande vocação para a ciência, tecnologia e inovação. A criação de um modelo inédito para a aceleração de empresas é uma forma de investir no desenvolvimento deste ecossistema, que já é muito forte, mas que pode se destacar ainda mais nacionalmente”, ressaltou.
Núcleo Softex Campinas
O Núcleo Softex Campinas é uma entidade que reúne empresas de software de Campinas e do interior do Estado de São Paulo. Sem fins lucrativos, atua como elemento centralizador de um ecossistema de mais de 400 empresas e entidades, além das 140 empresas associadas localizadas em Campinas e que atuam nacionalmente.
Com uma história de apoio às empresas de software, o Núcleo realiza ações de fomento ao desenvolvimento sustentado das empresas de TIC nas áreas de qualidade, exportação, capacitação e formação de capital humano, busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis) e incubação de empresas nascentes.
O Núcleo Softex Campinas tem como fundadores a Prefeitura Municipal de Campinas, a Unicamp e a Associação das Empresas de Software de Campinas, e atua em prol do desenvolvimento do setor tecnológico.
Fonte: Prefeitura Municipal de Campinas
Foto: Carlos Bassan
Veja também
Trabalhadores da Cargill aprovam contraproposta da empresa em assembleia virtual
04/02/2026Em assembleia setorial virtual realizada na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, os ...
SINTPq convoca assembleia com trabalhadores da ClÃnica do Leite para avaliar proposta de Jornada Especial
03/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq realiza amanhã assembleia virtual com trabalhadores da Cargill
02/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











