Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais contrata novo Diretor-Geral
entro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) iniciou processo de seleção do novo Diretor-Geral. O processo é conduzido pelo Conselho de Administração com o auxílio de um Comitê de Seleção.
O CNPEM é uma associação privada, sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social pelo Poder Público para atuar nas áreas de materiais avançados, nanotecnologia, biociências e bioetanol. Para desenvolver suas atividades o Centro é integrado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) e Laboratório Nacional de Ciência e tecnologia do Bioetanol (CTBE).
A maior parte do seu financiamento provém do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de Contrato de Gestão, mas é significativo o aporte de outras fontes, originárias de agências de fomento, de empresas e de instituições internacionais. O CNPEM situa-se em um campus de 54 hectares no Polo de Alta Tecnologia de Campinas - SP e seu staffé constituído por mais de 500 profissionais, sendo que cerca de 70% atuam diretamente com a atividade fim da instituição.
Os Diretores dos Laboratórios Nacionais e o Diretor de Administração reportam-se ao Diretor-Geral, que responde pela gestão da instituição ao Conselho de Administração. O Diretor-Geral, deve ser um líder com espírito inovador, capaz de formular estratégias de longo prazo, construir alianças, buscar alternativas para o crescimento do CNPEM e produzir resultados através de forte capacidade de gestão e mobilização.
Para o cargo, é desejável a experiência em gestão de instituições, públicas ou privadas e ter familiaridade com temas científicos e tecnológicos. Deve ter capacidade de tomada de decisão em situações de conflito e habilidade para conduzir e motivar equipes qualificadas. De modo complementar, é desejável experiência de gestão em área tecnológica empresarial e na construção de parcerias com empresas do setor produtivo. Como ponto importante, deve ainda ter forte capacidade de comunicação, credenciando-se como representante do CNPEM frente aos formuladores de políticas públicas, a interlocutores de alto nível do meio acadêmico e empresarial, e ao público em geral, nacional e internacionalmente.
O mandato do Diretor Geral é de três anos, renovável. A documentação obrigatória de candidatos inclui Carta de Manifestação de Interesse, e Curriculum Vitae completo. Candidaturas, assim como dúvidas e solicitações de informação adicional, devem ser enviadas eletronicamente para o e-mail selecaodiretorgeral@cnpem.br, até o dia 30 de junho de 2014.
Todos os contatos serão tratados confidencialmente.
Maiores detalhes sobre a chamada podem ser encontrados através do link http://www.cnpem.br/cnpem/selecao-diretor-geral.
Fonte: Jornal da Ciência
Veja também
SINTPq convoca assembleia para os trabalhadores que recebem Gratificação de Operação da Amazul
05/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
Boletim informativo aos trabalhadores ativos e inativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)
05/02/2026Boletim informativo aos trabalhadores ativos e inativos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) O Sindicato dos ...
SINTPq e SBPC apostam em ciência e tecnologia para a soberania nacional
05/02/2026Por Lara Nave As iniciativas da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para ...











