Desafios de C&TI são apresentados ao ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha
INTPq recebeu na manhã desta sexta-feira, 14, o ex-ministro da saúde, Alexandre Padilha, para discutir problemas e propor soluções para a ciência e tecnologia paulista. Entre os principais assuntos tratados, os presentes destacaram o sucateamento dos Institutos e Fundações públicas de pesquisa do Estado de São Paulo.
Para Régis Norberto, presidente do SINTPq, o encontro deixou claro a ausência de políticas para o setor e a perda do caráter público e social da pesquisa no Estado. “Nós, trabalhadores, discutimos há muito tempo a importância da valorização da ciência e pesquisa pelo poder público. Mas em São Paulo, infelizmente, estamos na contramão e o resultado disso é a precarização dos recursos humanos e a enorme perda de capital científico que o Estado vive hoje”, afirma.
Mais uma vez, o SINTPq foi escolhido como local para discussão do setor no Estado, reforçando assim sua contribuição com o debate para o desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro.
Participaram do encontro também entidades ligadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico e parlamentares que atuam constantemente junto ao SINTPq na defesa de políticas para C&T, como o vereador por Campinas Pedro Tourinho, o deputado estadual Carlos Neder e os deputados federais Renato Simões, Newton Lima e Carlos Zarattini, todos do PT.
Padilha afirmou que durante sua gestão no Ministério da Saúde uma das prioridades foi a integração e investimentos em tecnologias para a saúde e que discutir os problemas enfrentados pelo setor e propor soluções é fundamental para o desenvolvimento do país e para melhorias na qualidade de vida de toda a população.
No encontro foram abordados ainda temas como a utilização de softwares e mídias livres na inclusão digital, tecnologias sociais e de inovação e a necessidade de tratamento igualitário aos trabalhadores em atividades diretas e indiretas de ciência e tecnologia.
Frente Parlamentar
No próximo dia 13 de março será lançada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo. De acordo com o deputado Carlos Neder, a Frente irá proporcionar um espaço de debates quanto à realidade dessas instituições, ao trabalho por elas desenvolvido, seus principais desafios e a necessidade de apoio para que se fortaleçam e cumpram sua missão.
O SINTPq é uma das entidades que desde 2013 atuam na construção da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa de São Paulo.
Veja também
Trabalhadores da Cargill aprovam contraproposta da empresa em assembleia virtual
04/02/2026Em assembleia setorial virtual realizada na tarde desta terça-feira, 3 de fevereiro de 2026, os ...
SINTPq convoca assembleia com trabalhadores da ClÃnica do Leite para avaliar proposta de Jornada Especial
03/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq realiza amanhã assembleia virtual com trabalhadores da Cargill
02/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











