Mente sã, corpo são, mundo saudável
>
O SINTPq desafiou o grande problema do lixo com uma pequena ação. Devolveu 22 cartuchos de impressora à fabricante. O material que iria para os aterros públicos superlotados irá retornar ao mercado de produção como matéria-prima.
O procedimento é bem simples, após juntar uma quantidade considerável de cartuchos da Lexmark – indicado pelo menos 20 - é só entrar no site da empresa e se cadastrar que ela retira no local. Segundo a Lexmark, o programa esta relacionado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (instituída pela Lei 12.305 de 02 de agosto de 2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404 de 23 de dezembro de 2010), a qual criou a responsabilidade compartilhada dos resíduos entre fabricante, importador, distribuidor, comerciante e consumidor.
Um programa como esse, que recolhe cartuchos usados, evita o acúmulo de mais de 400 mil toneladas de plástico na superfície do planeta, que levariam mais de 1 mil anos para se decomporem. Além disso, ele também evita o desperdício de petróleo (usado na fabricação dos componentes plásticos dos cartuchos) uma vez que os plásticos podem ser transformados e reaproveitados.
O SINTPq estará disponível para quem quiser entregar seus cartuchos para encaminharmos a Lexmark mas atenção, só desta marca. Nesse link você consegue mais informações sobre o que é o programa. http://www.partner.lexmark.com.br/P_Planeta/Inst_pt/pl_Home.aspx
Veja também
SINTPq convoca assembleia com trabalhadores da ClÃnica do Leite para avaliar proposta de Jornada Especial
03/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq realiza amanhã assembleia virtual com trabalhadores da Cargill
02/02/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
Sindicato convoca trabalhadores da Cargill para assembleia virtual de avaliação da contraproposta
29/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...











