Notícias | Olhar Digital: O que é software livre?

Olhar Digital: O que é software livre?

16/12/2013

o programa de computador é desenvolvido com linguagens específicas e, na maioria dos casos, as empresas adotam a estratégia de não divulgar os códigos-fontes dos softwares – e, claro, cobram por esses produtos. Mas essa história vem mudando já há algum tempo.

Em meados dos anos 80, um programador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts criou o Projeto GNU, que tinha como objetivo elaborar uma plataforma de software totalmente livre como alternativa à comercialização do conhecimento. Hoje, o chamado “Software Livre” é aquele que oferece ao usuário total liberdade de executar, distribuir, modificar e repassar alterações, sem a necessidade de pedir qualquer permissão ao criador daquele programa.

“Todo mundo que trabalha coletivamente em cima de um software, ele melhora e todos se beneficiam disso mais do que se cada um trabalhar independentemente. A ideia software pode ser replicada, permitindo que todos trabalhem no mesmo projeto, criando uma sinergia em cima disso", diz Nelson Lago, gerente técnico do CCSL-USP.
Software Livre é também um conceito que envolve comunidades que trabalham em equipe e compartilham conhecimento. Uma importante característica do software livre é o compartilhamento de código-fonte.

"O Software Livre é uma realidade comercial muito forte. Há várias empresas pequenas e grandes, como IBM, HP e outras que usam esse modelo. Mas há as companhias que fazem suas críticas, defendem o modelo fechado, é normal", diz Lago.

Algumas empresas que trabalham com softwares fechados – não só competem – mas fazem duras críticas ao software livre. Mas a realidade é que o software livre é comercialmente muito forte hoje em dia. Empresas como Amazon, Facebook, Twitter e Google são grandes usuárias, defensoras e contribuidoras do código livre; sim, e ganham muito dinheiro com isso.

Confira neste link a reportagem do Olhar Digital sobre software livre.

Fonte: Olhar Digital