Reunião com CPQD foca em plano de previdência e assistência médica
. O encontro havia sido solicitado pelo sindicato ainda no mês de fevereiro, mas só foi atendido neste mês de abril

O SINTPq se reuniu com o CPQD na última sexta-feira, dia 19, para debater pendências do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O encontro havia sido solicitado pelo sindicato ainda no mês de fevereiro, mas só foi atendido neste mês de abril. Foram debatidos o plano da previdência, assistência médica e plano de carreira. O debate sobre o Programa de Incentivo de Curto Prazo (Programa de Participação nos Resultados/prêmio) foi postergado para uma nova data a ser definida.
O próprio Presidente da SISTEL, Carlos Alberto, esteve presencialmente no encontro para apresentar ao sindicato uma proposta em relação ao plano de previdência. A ideia é fechar o INOVAPREV para novos entrantes, ou seja, que se encerre com os profissionais que a aderiram até o momento, sem possibilidade de acrescentar novos beneficiários. Dessa forma, novos funcionários que entrarem no Centro de Pesquisa devem buscar previdência privada no mercado. Carlos Alberto ainda afirmou que as tratativas com o CPQD sobre esse tema ocorrem há um ano e meio e que, agora, só aguardam decisão do Conselho Deliberativo da SISTEL para dar encaminhamento.
O SINTPq é contra a medida. Novamente quer se criar novas categorias de trabalhadores no CPQD, diferenciando-os pelos benefícios oferecidos para os novos funcionários, geralmente piores. O INOVAPREV tem apenas 10 anos e não tem justificativa que convença que a proposta apresentada pela SISTEL é boa.
Outra pauta debatida teve a ver com a assistência médica. Hoje, o sindicato defende que a coparticipação seja de zero por cento para os trabalhadores. O que o CPQD apresentou, no entanto, é que a Unimed quer reajustar o contrato em torno de 14% - na prática, esse percentual é quase três vezes o reajuste salarial que tivemos em novembro de 2023.
O SINTPq lembrou que desde que foi inserido o modelo de plano coletivo no CPQD, em 2007, os trabalhadores que preferem o plano privativo, que era padrão na época, têm gastado muito mais com a assistência médica. Lembrou também que, com o novo contrato com a Unimed em 2017, onde foi inserido a coparticipação de 30% para todos os trabalhadores, os custos aumentaram ainda mais.
Os trabalhadores estão vendo seus salários líquidos diminuírem e não diminuiu ainda mais porque atualmente o percentual descontado de coparticipação é 15%, fruto de negociação do sindicato com o CPQD.
Hoje a sinistralidade dos funcionários(as) ativos está em 55%, o que por si só já justificaria que o CPQD assumisse a integralidade da coparticipação. Diante desse cenário, é que o sindicato cobrou novamente que a coparticipação seja zero, a fim de permitir que os salários não sejam afetados.
O atual gestor de Recursos Humanos, Mario Felicio Neto, ouviu atentamente os argumentos do sindicato e disse que iria se aprofundar no tema e retornar com uma posição em uma reunião futura.
O terceiro ponto da pauta foi em relação ao Plano de Carreira. O CPQD afirmou que pretende instituir uma avaliação de desempenho semestral, mas que ainda está formatando o modelo para ser apresentado.
Estava previsto ainda o debate sobre o Programa de Incentivo de Curto Prazo, do qual o CPQD tinha se comprometido a apresentar um formato até março de 2024. O tema foi transferido para uma próxima reunião devido ao adiantado na hora. A data ainda será marcada.
O SINTPq aguarda a posição do CPQD frente aos assuntos conversados e reafirma sua posição na defesa da categoria, bem como aos benefícios já alcançados nos antigos Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs).
Veja também
Assembleia dos trabalhadores do CTC na próxima quarta, às 10h
01/12/2025O SINTPq convoca os trabalhadores do CTC para assembleia na quarta-feira, 3 de dezembro, às ...
AMANHÃ: Assembleia dos trabalhadores da Amazul, Ã s 9h
29/09/2025O SINTPq convoca todos os trabalhadores da Amazul para participarem das assembleias amanhã, terça-feira, 30 ...
Trabalhadores da ClÃnica do Leite aprovam ACT 2025/26
04/08/2025Em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (04), os trabalhadores e trabalhadoras da Clínica do ...











