Notícias | SINTPq repudia agressão contra o deputado Renato Freitas

SINTPq repudia agressão contra o deputado Renato Freitas

Violência na véspera do Dia da Consciência Negra expõe racismo estrutural e violência política

20/11/2025

imagem1_1.[2]
Crédito: Rodrigo Fonseca/CMC

O Sindicato dos Trabalhadores em Ciência, Pesquisa e Tecnologia manifesta seu mais absoluto repúdio à agressão sofrida pelo deputado Renato Freitas, ocorrida na véspera do Dia da Consciência Negra.

O ataque contra Renato Freitas não é um fato isolado: ele se insere em um contexto de racismo estrutural, violência política e tentativa de silenciar vozes que se erguem em defesa dos direitos humanos, da população negra e das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. Ferir um parlamentar negro, reconhecido por sua atuação em defesa da justiça social, às vésperas de uma data que simboliza a luta histórica do povo negro neste país, é também uma agressão à democracia e à memória de Zumbi, Dandara e de todas as pessoas que tombaram na luta contra o racismo.

Nos solidarizamos com Renato Freitas, com sua família, amigas, amigos, equipe e com todas as pessoas que se sentiram atingidas por este ato covarde. Reafirmamos nosso compromisso com a luta antirracista, com a defesa intransigente dos direitos civis e políticos e com a construção de ambientes de trabalho, estudo, pesquisa e convivência livres de qualquer forma de discriminação, intimidação ou violência.

O Sindicato dos Trabalhadores em Ciência, Pesquisa e Tecnologia exige rigorosa apuração dos fatos, a responsabilização dos envolvidos e a garantia de segurança para o exercício pleno do mandato parlamentar de Renato Freitas, assim como de todas e todos que, a partir de seus locais de atuação, combatem o racismo, a desigualdade e a injustiça.

Racismo é crime. Violência política é crime. Não nos calaremos.
Toda solidariedade a Renato Freitas.