SiDi: prazo para oposição à cota de participação negocial vai de 26 de janeiro a 4 de fevereiro
A oposição deverá ser realizada exclusivamente por e-mail, por meio do endereço sustentabilidade@sintpq.org.br, dentro do prazo estabelecido.

Trabalhadores e trabalhadoras da SiDi poderão manifestar oposição ao desconto da cota de participação negocial no período de 26 de janeiro a 4 de fevereiro de 2026, conforme previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) firmado com o Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq).
A oposição deverá ser realizada exclusivamente por e-mail, por meio do endereço sustentabilidade@sintpq.org.br, dentro do prazo estabelecido. As manifestações recebidas fora do período não serão consideradas.
A cota de participação negocial está diretamente relacionada ao trabalho coletivo desempenhado pelo SINTPq durante a campanha salarial, que resultou em avanços assegurados no acordo coletivo e que beneficiam todos os trabalhadores da empresa, independentemente da filiação sindical.
Como funciona a contribuição
De acordo com o Acordo Coletivo de Trabalho, a SiDi descontará 1%, 2%, 3% ou 4% do salário nominal, conforme opção do trabalhador, divididos em quatro parcelas mensais, iguais e consecutivas, por meio da folha de pagamento, em favor do SINTPq, a título de cota de participação negocial.
Os trabalhadores que não desejarem contribuir poderão exercer o direito de oposição dentro do prazo estipulado. Caso o trabalhador não se manifeste dentro do período definido, será aplicado automaticamente o desconto de 4%, conforme previsto no acordo.
Situações específicas
Os trabalhadores que estiverem em férias, licença ou afastamento durante o período de opção ou oposição terão assegurado o prazo de 10 dias corridos, contados a partir do retorno às atividades, para manifestar sua decisão.
Para os trabalhadores admitidos durante a vigência do Acordo Coletivo de Trabalho, será concedido o prazo de 10 dias, a partir da data de admissão, para optar pelo percentual da contribuição ou manifestar oposição. O desconto ocorrerá no mês subsequente à admissão, caso não haja manifestação.
O SINTPq encaminhará à empresa a relação nominal dos trabalhadores que apresentarem oposição, para que o desconto não seja efetuado.
Por que contribuir
A campanha salarial é um trabalho coletivo, organizado pelo SINTPq, que garante avanços para toda a categoria. A contribuição negocial fortalece a estrutura sindical, viabiliza assessoria jurídica, ações de comunicação e a capacidade de negociação, assegurando representação coletiva sem exposição individual dos trabalhadores diante da empresa. O direito de oposição é garantido a todos, conforme a legislação vigente e o Acordo Coletivo de Trabalho.
O SINTPq e a SiDi darão ampla divulgação aos prazos, condições e procedimentos relacionados à cota de participação negocial.
Fortalecer a organização coletiva é fundamental para garantir direitos e avançar nas próximas negociações.
Veja também
Reportagem do SINTPq marca os 42 anos do MST ao mostrar o cotidiano, a luta e as parcerias do Acampamento Marielle Vive
22/01/2026Foto: SINTPq No dia em que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra completa 42 anos ...
Em assembleia, trabalhadores e trabalhadoras do CPqD aprovam campanha salarial 2025/2026
22/01/2026Em assembleia virtual realizada nesta quinta-feira, 22 de janeiro, trabalhadores e trabalhadoras do CPqD aprovaram ...
SINTPq convoca nova assembleia no CPqD após manifestação da empresa
19/01/2026Após manifestação formal da direção do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), a ...











