Notícias | Cargill: Prazo para oposição à contribuição sindical começa nesta terça (5)

Cargill: Prazo para oposição à contribuição sindical começa nesta terça (5)

Vamos corresponde de 2% a 4% do salário do trabalhador, divididos em parcelas de 1%, conforme escolha do trabalhador

04/03/2024

O prazo para trabalhadores e trabalhadoras da Cargill se manifestarem sobre o desconto relacionado à contribuição sindical começa amanhã, terça-feira, dia 5 de março, e encerra na quinta-feira, 14 de março (confira abaixo).
 
O valor corresponde de 2% a 4% do salário, de acordo com a escolha do trabalhador, e a oposição a ele deve ser feita por meio de documento entregue pessoalmente ao SINTPq (Av. Esther Moretzshon Camargo, 61, bairro Jardim Santana, Campinas).
 
O percentual, no entanto, expressa um valor irrisório frente às ações do sindicato que garantem os benefícios dos trabalhadores.
 
No recente Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) aprovado pela categoria, foram garantidos o reajuste salarial de 4,14%, vale alimentação no valor de R$ 285, banco de horas e Participação nos Lucros e Resultados (PLR). 
 
Mas é preciso mais! Só um sindicato forte e com apoio da categoria consegue garantir que as demandas dos trabalhadores sejam ouvidas e atendidas. Para isso é preciso união dos trabalhadores e participação ativa junto ao sindicato.
 
Outros motivos para contribuir:
 
• Valor baixo
O valor corresponde a apenas 2% a 4% de um salário dividido em parcelas, conforme opção de cada profissional, divididos em parcelas mensais de 1%iguais e consecutivas, através da folha de pagamento. Esse montante é muito inferior aos ganhos trazidos pela negociação coletiva.
 
• Representatividade
Por meio das assembleias e das negociações promovidas pelo SINTPq, cada funcionário pode manifestar suas demandas e opiniões sem se expor perante à empresa. Dessa forma, possíveis desconfortos são evitados - coisa que seria impossível sem um intermediário como o sindicato atuando.
 
• Fortalecimento
Quanto mais profissionais contribuem, mais meios o SINTPq possui para defender seus representados. Esses recursos envolvem assessoria jurídica, ações de comunicação e estrutura administrativa, composta por funcionários, sede, equipamentos, etc.
 
Oposição cota de participação negocial definida em ACT:
 
Fica assegurado aos empregados o direito de oposição ao desconto da Contribuição Assistencial, que deverá ser entregue por escrito diretamente pelo empregado ao Sindicato profissional correspondente, até 10 dias antes do primeiro pagamento reajustado.
 
O ofício a ser enviado às empresas pelo Sindicato dos Trabalhadores, será acompanhado da ata de assembleia e da lista de participação dos empregados com a anuência do desconto da contribuição. 
 
Os trabalhadores reconhecem que a campanha salarial é um trabalho coletivo, organizado pelo SINTPq, para beneficiar a todos, independentemente da associação ao sindicato, através do acordo coletivo de trabalho (ACT), e para preservar os princípios da solidariedade, isonomia, da categoria participativa e da boa-fé objetiva, autorizam o seu desconto mediante autorização individual e expressa;
 
Após o repasse dos valores da cota de participação negocial, a empresa deverá encaminhar lista contendo, nome, matrícula funcional e valor descontado de cada empregado, além do número de trabalhadores ativos no momento do recolhimento.
 
Para os trabalhadores que forem admitidos durante a vigência do acordo, a empresa deverá dar ciência da cota de participação negocial e proceder conforme o caput desta cláusula. 
 
Para os trabalhadores que forem desligados durante o período de desconto da cota de participação negocial, as parcelas restantes deverão ser descontadas em rescisão e repassadas ao sindicato. 
 
Após a assinatura do acordo coletivo pelas partes, o SINTPq dará ampla divulgação das condições e data do início do desconto da cota de participação negocial.