Notícias | Dissídio IPT: Ministério Público dá parecer favorável aos trabalhadores

Dissídio IPT: Ministério Público dá parecer favorável aos trabalhadores

Ministério Público do Trabalho apresentou parecer em que considera a greve dos profissionais do IPT não abusiva

06/11/2023

whatsapp_image_2023-11-06_at_09-59-49

O SINTPq e seu jurídico seguem acompanhando as movimentações do processo de Dissídio Coletivo referente à campanha salarial 2023/2024. Na última atualização, o Ministério Público do Trabalho apresentou parecer em que considera a greve dos profissionais do IPT não abusiva.

O posicionamento do MPT sobre a não abusividade da greve é muito importante, pois reforça a legalidade do movimento. Além disso, o parecer combate as tentativas do IPT de deslegitimar a luta dos ipteanos e das ipteanas.

Confira o parecer na íntegra.

Outra manifestação importante do MPT diz respeito ao reajuste salarial pleiteado pelos funcionários: 

"Destaca-se, ainda, que o percentual oferecido pelo suscitado (IPT) é inferior à inflação do período, que foi de 7,79% de março de 2022 até maio de 2023, fato reconhecido pela própria Comissão de Política Salarial (CPS) do governo estadual.  Nesse cenário, deveria o suscitado empreender os melhores esforços para negociar o percentual do reajuste, a fim de oferecer condição salarial justa aos seus empregados, com aplicação do princípio da isonomia na concessão de aumento real, de modo a garantir a continuidade do relevante serviço que o Instituto suscitado presta à sociedade."

O jurídico do SINTPq seguirá acompanhando o andamento do processo. Havendo novidades, todos e todas serão informados pelos canais de comunicação do sindicato. Contribua com o trabalho do SINTPq convidando seus colegas para o grupo de WhatsApp da campanha salarial. Quanto mais pessoas bem informadas, melhor para a luta coletiva.