Notícias | Em parceria com CartaCapital, conteúdo do WikiLeaks sai em primeira mão

Em parceria com CartaCapital, conteúdo do WikiLeaks sai em primeira mão

09/12/2010

"Não tem sido fácil trabalhar nesse clima de perseguição. Os links todos caem, o site muda de endereço, todos os jornalistas têm que tomar cuidado nas comunicações e com a seguraça dos computadores. No final fica dificil fazer a coisa funcionar, ou pelo menos funcionar na hora.

O que não significa que vamos parar. Neste momento, o projeto Cablegate tem diversos parceiros, jornalistas independentes como eu, que estão produzindo material em diferentes línguas a partir dos telegramas das embaixadas. É trabalho voluntário, feito de diversos países do mundo, com a missão de apresentar reportagens alternativas àquelas publicadas pelos parceiros – todos, veículos da grande mídia.

Esta manhã, além do Wiki, Folha e o Globo publicaram suas matérias com base nos mesmos documentos. Graças ao blog da CartaCapital, a minha matéria saiu, mas os documentos só puderam ir ao ar agora à tarde" (08/12/10).

Aqui estão:

Primeiro contato

Embaixador Danilovitch se apresenta  a Lula

Reunião depois da reeleição

 

Por

Natalia Viana
(jornalista investigativa independente. Tem coordenado com a imprensa nacional a publicação dos documentos publicados pelo WikiLeaks referentes ao Brasil – os telegramas secretos das embaixadas -  e produzido  reportagens independentes para o site da organização).