Notícias | SEST promete a dirigentes sindicais alinhar contraproposta até sexta-feira

SEST promete a dirigentes sindicais alinhar contraproposta até sexta-feira

Além do ACT, outros importantes pontos relacionados com o ambiente de trabalho estiveram em discussão

31/05/2023

Na tarde de ontem, dia 30, os diretores do SINTPq na Amazul – Cleber Cordovil, Daniel Hirata e Agnaldo Justino – foram recebidos pela  secretária da SEST (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais), Elisa Leonel durante visita da secretaria a Amazul. Novamente, o sindicato cobrou uma definição para o ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) deste ano. Em sua resposta, a secretária afirmou que a SEST alinhará uma contraproposta com a Amazul até a próxima sexta-feira. A partir disso, segundo Elisa, haverá o início das negociações entre empresa e SINTPq.

Além do ACT, outros importantes pontos estiveram em discussão, como a falta de espaço nos cargos de chefia para os concursados de carreira, as deficiências do plano de cargos e as inconsistências do processo de progressão e promoção. Ainda em relação às distorções existentes na Amazul, o sindicato pontuou a indignação dos empregados com a concessão do reajuste e auxílio moradia aos diretores em contraposição ao tratamento oferecido aos trabalhadores que podem ser transferidos para Itaguaí. 

O ambiente laboral também esteve em pauta, com o SINTPq destacando as dificuldades impostas pela cultura militar no relacionamento com os trabalhadores civis da Amazul. Outras questões organizacionais também se somam a essas dificuldades, como o descontentamento com o sistema de alimentação oferecido no CTMSP/CEA e a não inclusão de uma política de teletrabalho eficiente e igualitária.

Por fim, o SINTPq evidenciou a grande evasão de funcionários vivida na Amazul. Com tantos problemas internos, a empresa tem perdido mão de obra qualificada para outras empresas do ramo. Após ouvir todos os apontamentos do sindicato, a secretária Elisa Leonel afirmou que busca alternativas junto à empresa e ao governo para além das questões trabalhistas, visando resgatar o importante papel da Amazul e dos seus projetos no desenvolvimento nacional após tantos retrocessos nos últimos anos.

A direção do SINTPq seguirá cobrando o retorno da SEST e da Amazul. Por mais que sinalizações positivas tenham sido dadas, é urgente que a campanha salarial seja concluída positivamente. Assim que novidades estiverem disponíveis, o sindicato informará a todos e todas. Até lá, é importante manter o engajamento utilizando os adesivos distribuídos pelos dirigentes sindicais, dialogando com os colegas sobre as questões trabalhistas e apoiando o SINTPq por meio da sindicalização.