Notícias | Trabalhadores da FUSP rejeitam contraproposta da empresa

Trabalhadores da FUSP rejeitam contraproposta da empresa

O sindicato segue junto da categoria e irá notificar a FUSP para dar sequência na negociação

06/05/2024

Os trabalhadores e trabalhadoras da FUSP rejeitaram por ampla maioria a contraproposta apresentada pela empresa em assembleia realizada na manhã desta segunda-feira (6) de forma híbrida, na sede da Fundação e também online. 
 
O reajuste oferecido pela Fundação foi a correção inflacionária pelo maior índice entre IPCA e IPC-FIPE para ser aplicado nos salários, piso salarial e VR/VA e auxílio creche. A FUSP também propôs a extensão de seis meses no auxílio creche, passando de 12 a 18 meses e a manutenção do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), correspondente ao período 2023/2024. 
 
O conjunto dos trabalhadores entenderam a contraproposta da empresa como muito aquém do que o solicitado na pauta de reivindicações e solicitam mais uma rodada de negociação.
 
Os trabalhadores reiteram o pedido da pauta de reivindicações, em especial os seguintes itens: 
 
 - Recomposição inflacionária pelo IPCA mais aumento real, totalizando 12% nos salários e benefícios;
-  Desconto de 3% nos salários dos trabalhadores para o Vale Transporte (VT); e criação de um cartão combustível que assegure auxílio no valor de R$300 mensal alternativamente para quem não usar transporte público; 
- Ausência remunerada dos trabalhadores e trabalhadoras para participar de reunião escolar de, no mínimo, oito horas por trimestre; 
- Liberação de dirigente sindical por 24 horas por mês;  
- Auxílio creche estendido até a criança entrar no 1º ano do Ensino Fundamental; 
 
O SINTPq lembra que só entre 2022 e 2023 a Fundação obteve um lucro de R$ 16 milhões e ainda possui perspectiva de crescimento em número de contratação de projetos e de pessoal. Por isso, a contraproposta apresentada ignora os seus trabalhadores e trabalhadoras, que são os responsáveis por a Fundação alcançar este montante. 
 
O sindicato segue junto da categoria e irá notificar a FUSP para dar sequência na negociação a fim de obter as melhorias necessárias para dar garantias de trabalho digno a todos e todas. A proposta do sindicato é voltar em mesa de negociação com a diretoria da FUSP em 17/05/2024.
 
Ajude a manter esse trabalho sendo sócio: https://sintpq.org.br/seja-socio