CTI lança certificação de softwares
Fonte: Decision Report
O ministro Marco Antonio Raupp e o secretário de Políticas de Informática Virgílio Almeida, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), anunciou hoje (20), o lançamento da CERTICS - uma certificação que identifica, credencia e diferencia softwares e seus serviços associados, gerando valor local e competitividade global para o Brasil. A CERTICS é um instrumento do Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior).
Destinada às empresas desenvolvedoras de software e serviços associados instaladas em território nacional, de diferentes portes, setores e modelos de negócios, a certificação é voluntária e serve de instrumento àquelas que buscam qualificação para a preferência em compras públicas, além de diferenciação no mercado. Essa certificação não se aplica a empresas que somente comercializam software.
A CERTICS terá início em até 90 dias a partir da publicação da portaria assinada pelo MCTI no Diário Oficial da União. A avaliação para a obtenção da CERTICS será realizada pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - unidade do MCTI localizada em Campinas/SP - que atua na pesquisa e no desenvolvimento em tecnologia da informação.
O MCTI emitirá a certificação por meio da Secretaria de Política da Informática (SEPIN).
Desenvolvedoras de softwares poderão incrementar oportunidades de conversão de negócios, diante do benefício disponível na legislação que oferece margem de preferência de compra nos processos licitatórios nacionais.
Já as entidades compradoras governamentais - que adquirem software e serviços associados – e seus compradores terão mais segurança, uma vez que a certificação valida à expertise das empresas desenvolvedoras de software e seus serviços, além de uma visão global da capacidade de fornecimento dessas empresas.
O prazo médio para obter a certificação de cada software e serviço será de 21 dias e dependerá também da disponibilização dos dados da empresa para otimizar o tempo de análise.
Para isso, a empresa demonstrará, por meio de evidências, o atendimento de resultados esperados, descritos na metodologia de avaliação, para software e seus serviços associados. O início do processo de certificação ocorrerá por meio de cadastramento on line onde pode obter também acesso às informações e orientações para participação.
Veja também
Retirada da autarquização da pauta do Consu reforça pressão de trabalhadores e do SINTPq por debate transparente
03/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / Unicamp O SINTPq, em conjunto com trabalhadoras e trabalhadores da Funcamp, ...
Acordo federal reforça CNPEM como núcleo estratégico do SUS e amplia capacidade cientÃfica
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Divulgação / CNPEM O governo federal formalizou, na semana passada, um termo aditivo ...
Pesquisa nacional indica alta aprovação aos sindicatos, mas dirigente do SINTPq diz que realidade local é oposta
02/12/2025Por Israel Moreira Foto: Agência Brasil Uma nova pesquisa nacional revela que 68% dos trabalhadores brasileiros consideram ...











