SinTPq assina PLR da Daitan
Em assembleia no último dia 20, os profissionais da Daitan aprovaram o acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). O SinTPq assinou o documento que estipula que cada trabalhador receberá um adicional de R$ 1253.
Hoje, na base do SinTPq existem quatro empresas privadas: Cargill, Daitan, Freescale e Monsanto que tem a possibilidade de PLR. O benefício é regido pela Lei 10.119/00.
Obrigatoriedade
Segundo Leandro Antunes, especialista em direito do Trabalho da Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (Fabec), o pagamento da PLR é obrigatório, porém o benefício deve estar previsto em acordo coletivo, convenção coletiva, regulamento de empresa ou contrato de trabalho.
De acordo com Antunes, há casos em que o trabalhador pode procurar a Justiça caso não concorde com a distribuição dos lucros. Uma das hipoteses de conflitos é haver diferenças entre a PLR paga aos funcionários da mesma empresa. Nesse caso, o trabalhador poderá buscar na Justiça o tratamento igualitário.
Veja também
SINTPq se posiciona sobre o Plano de Cargos, Remuneração e Carreiras da Amazul
26/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq participa de nova rodada de negociação com a Cargill nesta quarta-feira
26/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SiDi: prazo para oposição à cota de participação negocial vai de 26 de janeiro a 4 de fevereiro
23/01/2026Trabalhadores e trabalhadoras da SiDi poderão manifestar oposição ao desconto da cota de participação negocial ...











