SINTPq não reconhece ministro interino do MCTIC
O SINTPq recebeu convite para participar neste sábado, dia 9, da visita do ministro interino da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, ao CTI Renato Archer. No entanto, não estará presente no evento, pois não reconhece o novo ministério, instituído sem diálogo com as entidades, profissionais, pesquisadores, demais órgãos e pessoas que constroem a ciência e as comunicações no Brasil.
Tal fusão é fruto ainda da chegada ao poder de um governo sem legitimidade, em um processo de ataque à democracia brasileira. Não reconhecemos governo golpista!
Não podemos deixar de citar ainda os ataques orquestrados contra os direitos trabalhistas e os gastos sociais, como a PEC 241 que limita o crescimento dos gastos primários do governo à variação da inflação do ano anterior, diminuindo drasticamente as despesas com saúde e educação, mesmo com recuperação econômica.
Em junho, o ministro interino da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou em reunião com empresários que o Brasil precisa “caminhar no rumo da terceirização”. Ele disse ainda que o projeto em tramitação no Senado, que regulamenta a terceirização, “deve ser votado com alguma rapidez”. Não por acaso, um dos porta-vozes do governo Temer é o ex-deputado federal, Sandro Mabel, autor do PL 4330/04, o PL da terceirização.
Outro ponto em pauta é a reforma da previdência, que irá penalizar ainda mais os trabalhadores.
O fato é que Gilberto Kassab legítima o golpe e sua ofensiva contra os trabalhadores, contribuindo com tais retrocessos.
Veja também
SINTPq se posiciona sobre o Plano de Cargos, Remuneração e Carreiras da Amazul
26/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SINTPq participa de nova rodada de negociação com a Cargill nesta quarta-feira
26/01/2026O Sindicato dos Trabalhadores em Pesquisa, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SINTPq) ...
SiDi: prazo para oposição à cota de participação negocial vai de 26 de janeiro a 4 de fevereiro
23/01/2026Trabalhadores e trabalhadoras da SiDi poderão manifestar oposição ao desconto da cota de participação negocial ...











