Notícias | ACT deste ano deve estabelecer representante sindical

ACT deste ano deve estabelecer representante sindical

18/08/2011

A atuação sindical vai muito além dos limites fisícos do Sindicato. Ela deve estar presente na rotina dos trabalhadores para que assim seus direitos sejam sempre prioridade. Eleger representantes sindicais nas empresas é uma forma de ampliar essa proximidade tão necessária. Hoje, apenas duas instituições da base do SinTPq têm trabalhadores cumprindo este papel, uma é o Sidi-Samsung e a outra é a Fundag (Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola). 

A campanha salarial deste ano vai intensificar a busca por pessoas que tenham perfil para este papel.  Elegendo representantes o Sindicato qualifica o relacionamento entre funcionários/empresa/sindicato.Outra forma de atuação sindical são os diretores.  Estes cumprem um papel totalmente diferente, representando todas as empresas e consequentemente mais distantes do local de trabalho.

Quanto ao representante, é importante que seja oficializado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e tenha estabilidade de emprego.  Assim ele tem condições de cumprir seu papel corretamente. O Sindicato trabalha para incluir esta clausula em todos os ACTs das empresas e já temos conseguido a concordância de algumas delas sobre esta necessidade. Esta clausula será apresentada nas reivindicações nas campanhas salariais de novembro.

O representante sindical atua exclusivamente na empresa em que trabalha e representa o Sindicato dentro de sua instituição, inclusive em diálogos com a direção. É o observador do sindicato na empresa e ajuda a melhorar as condições de trabalho. 

Ele também tem um papel fundamental de criticar a atuação sindical em relação aos seu principal papel, o de defender interesses dos trabalhadores. Ele precisa ser sindicalizado, tem mandato de um ano, podendo ser reconduzido e precisa ter estabilidade para melhor desempenhar suas funções.