Notícias | Amazul: Assembleias acontecem nos dias 20 e 22 de janeiro

Amazul: Assembleias acontecem nos dias 20 e 22 de janeiro

14/01/2020

Chegou a hora de decidir o futuro da campanha salarial 2020! As assembleias já foram marcadas e serão realizadas em São Paulo e Iperó. A primeira acontecerá em São Paulo, no dia 20, às 9h, no auditório do IPEN. No dia 22, a partir das 9h, no auditório do CEA, será a vez dos profissionais de Aramar avaliarem a contraproposta da Amazul.

As condições oferecidas pela empresa garantem apenas 1/3 do INPC como reajuste salarial. Tal proposta é inviável, pois está muito aquém do índice medido no período, que corresponde a 4,48%. Além disso, essa correção não contemplaria os benefícios econômicos. Conforme informado anteriormente, o atual Acordo Coletivo de Trabalho está garantido até 15 de fevereiro.

Apenas a questão do reajuste salarial já torna a contraproposta inaceitável, mas os ataques não param por aí. Caso as condições apresentadas sejam aprovadas, os funcionários perderão os seguintes benefícios:

  • • Complementação salarial por afastamento;
  • • Um dia de folga em caso de falecimento dos sogros;
  • • Possibilidade de compensação de um dia por mês para os trabalhadores resolverem assuntos de seu interesse;
  • • Pagamento de horas extras para os turnistas quando não usufruírem dos intervalos para refeição e descanso (substituindo as horas por indenização financeira sem impacto nas férias, 13º e FGTS).

Na visão do SINTPq, com a gravidade da situação, a única alternativa é a deliberação por estado de greve. Dessa forma, o sindicato buscaria avanços na negociação durante o prazo definido pela assembleia. Caso as tratativas sigam sem sucesso e continuem as ameaças de corte de benefícios, não restará outra alternativa além da instauração de greve com ajuizamento de dissídio coletivo.

Se os trabalhadores e trabalhadoras não demonstrarem a coragem necessária para enfrentar as ameaças, esses ataques serão a tônica de todas as campanhas salariais. Avalie tudo que está em jogo, converse com seus colegas e convide todos para as assembleias da próxima semana. As decisões serão tomadas pelos profissionais que comparecerem. Não deixe que decidam por você! Participe, vote e faça sua parte.

ASSEMBLEIA DOS TRABALHADORES DA AMAZUL NOS MUNICÍPIOS DE SÃO PAULO E IPERÓ

Pelo presente edital, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região – SINTPq, convoca todos os trabalhadores da AMAZUL – Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A lotados nos municípios de São Paulo e Iperó para que compareçam nas assembleias gerais extraordinárias que serão realizadas no próximo dia 20 de janeiro de 2020 no auditório do IPEN – Avenida Professor Lineu Prestes, 2242 - Butantã – São Paulo/SP (para os trabalhadores lotados em São Paulo) e no próximo dia 22 de janeiro de 2020 no auditório do CEA – Estrada Vicinal Sorocaba-Iperó S/N Km 12,5 (para os trabalhadores lotados em Iperó), às 09h00 em primeira convocação e não havendo quórum às 09h15 em segunda convocação, ambas com qualquer número de pessoas presentes para DISCUSSÃO e DELIBERAÇÃO sobre a seguinte pauta: 1) Avaliação, discussão e deliberação da proposta da empresa para assinatura do acordo coletivo data-base 01 de janeiro de 2020; 2) Havendo recusa na proposta da empresa: Deliberação de greve e autorização para instauração de dissídio coletivo; 3) Assembleia permanente e 4) Outros assuntos.

Campinas, 14 de janeiro de 2020.

José Paulo Porsani
Presidente SINTPq