Notícias | Amazul: Confira o resumo da campanha salarial 2017

Amazul: Confira o resumo da campanha salarial 2017

29/08/2017

Passados sete meses da data-base da Amazul, estabelecida em 1º de janeiro, o SINTPq elencou os desdobramentos das negociações até aqui. O objetivo é que os funcionários e funcionárias relembrem os acontecimentos e reflitam sobre a atual situação da campanha salarial.  

 27 de outubro de 2016 |  Assembleia define reivindicações para campanha salarial 2017

 08 de novembro de 2016 |  Pauta de reivindicações dos trabalhadores da Amazul é protocolada

 14 de dezembro de 2016 |  SINTPq e Amazul realizam 1ª reunião de negociação

 20 de dezembro de 2016 |  SINTPq e Amazul realizam 2ª reunião de negociação. Empresa apresenta contraproposta

 30 de janeiro 2017 |  Assembleia em SP recusa contraproposta

 1º de fevereiro |  Assembleia em Iperó recusa contraproposta

 07 de março |  SINTPq e Amazul realizam 3ª reunião de negociação. Empresa afirma que ainda não obteve novidades de seu órgão regulador para o andamento das negociações. Dessa forma, SINTPq solicita que as reivindicações dos trabalhadores sejam levadas ao governo.

 19 de maio |  SINTPq e Amazul realizam 4ª reunião de negociação. Novamente, a empresa não apresentou nenhuma proposta para as reivindicações dos trabalhadores, alegando que o SEST não respondeu as consultas feitas por ela.

 22 de junho |  Sem respostas da Amazul, SINTPq solicita Mesa de Conciliação na Gerência Regional do Trabalho

 05 de julho |  SINTPq e Amazul realizam Mesa de Conciliação na GRT. Empresa sustenta posição contrária ao COMUM ACORDO para instauração do Dissídio Coletivo sem greve e propõe nova reunião de negociação em 11 de agosto

 11 de agosto |  SINTPq e Amazul realizam 5ª rodada de negociação. Empresa informa não ter recebido resposta de seus órgãos de controle sobre sua proposta de recomposição integral do IPCA (6,29%). Com isso, a direção da Amazul mantém o índice de 3% de reajuste oferecido anteriormente. O único "avanço" apresentado foi a garantia de manutenção dos benefícios econômicos até 31 de dezembro de 2018. Em função da ultratividade, esses benefícios poderiam deixar de ser praticados após 1º de janeiro do próximo ano.

 17 de agosto |  Presidente da Amazul fala aos empregados sobre negociação salarial

 22 de agosto |  Jurídicos do Sindicato e da Amazul discutem alternativas para manutenção dos benefícios.

Empresa pressiona empregados

No último dia 18, o SINTPq enviou comunicado aos funcionários informando que o presidente da Amazul havia convocado todos ao auditório e pedido que sinalizassem um índice diferente do deliberado em assembleia no início do ano, convocada pelo Sindicato conforme os devidos aspectos legais. Acesse o link e leia a íntegra do informativo.

O SINTPq considera que esta pressão exercida contra os empregados e seus representantes não está correta. Essas reuniões convocadas pela empresa ferem o direito dos empregados e o princípio da autoproteção. Princípio esse que garante aos profissionais se manifestarem apenas por meio da sua entidade representativa e de seus representantes eleitos, como fizeram na última assembleia, que rejeitou o índice de 3% para recompor salários defasados em 6,29%! Mesmo os representantes da empresa afirmando que não pretendem exercer esta pressão, de fato, ela ocorre.

A empresa poderia e deveria ter solicitado uma nova rodada de diálogo e apresentado seus argumentos e motivos na mesa de negociação. O Sindicato, procurado pelos representantes, reafirmou as diretrizes decididas pelos empregados em assembleia: Com a recusa da proposta de acordo apresentada, caberia apenas a Amazul apresentar novas condições em mesa de negociação!

No CTMSP e na SEDE, mesmo com o altíssimo índice de pressão exercido pela empresa, os representantes conversaram com vários empregados explicando que não caberia uma reunião para satisfazer a vontade do presidente. No CEA, funcionários se reuniram com seus representantes no auditório para discutir a situação atual.

Situação segue indefinida

O objetivo do presidente Zanella era ter um número para negociar com o SEST. Estamos aguardando informações da empresa a respeito. Esperamos um pronunciamento, pois agora só falta cumprir o que foi dito!