Notícias | Amazul mantém 0% de reajuste e assembleia é marcada para 27/01

Amazul mantém 0% de reajuste e assembleia é marcada para 27/01

21/01/2021

Na tarde de ontem, dia 20, SINTPq e Amazul realizaram nova rodada de negociação. Após as tratativas, a empresa apresentou sua contraproposta, que será avaliada pelos funcionários em assembleia na quarta-feira (27), às 19h. O encontro será realizado via Microsoft Teams e o link de acesso já está disponível: http://bit.ly/AssebAmazul27l01l21

Mesmo com os argumentos levantados pelo sindicato, a empresa preferiu insistir no congelamento dos salários e benefícios, oferecendo 0% de reajuste novamente. Em relação aos benefícios, a empresa recuou na tentativa de cortar a complementação salarial em caso de afastamento pelo INSS. Dessa forma, o direito será mantido no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

Novamente, a direção da Amazul busca congelar os salários dos seus profissionais. O argumento da vez é a lei complementar editada no ano passado, que, segundo a empresa, a impede de implementar reajustes. Entretanto, o fato da empresa seguir há anos essa lógica de defasagem em relação à inflação, com ou sem lei complementar, mostra que a desvalorização dos salários e dos trabalhadores já se tornou a política da Amazul. Além disso, é importante lembrar que essa lei já está sendo questionada juridicamente por diferentes sindicatos e partidos políticos.

Na assembleia da próxima quarta-feira, os funcionários e funcionárias decidirão se aceitam a lógica imposta pela empresa, aprovando a contraproposta e encerrando a campanha salarial, ou se seguirão na luta por condições melhores. Converse com seus colegas sobre o atual cenário, faça suas avaliações e não deixe de participar desse momento decisivo. 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Pelo presente edital, o SINTPq – Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região, convoca todos os trabalhadores da Amazul, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada virtualmente, pelo Microsoft Teams, no dia 27 de janeiro às 19h sobre a seguinte ordem do dia: 1) Deliberação e votação para aprovação ou recusa da contraproposta da empresa para a Campanha Salarial 2021; 2) Outros assuntos.

Fica estabelecido que não havendo quórum, a Assembleia será realizada, em segunda convocação, 15 minutos após, com qualquer número de presentes.

Campinas, 21 de janeiro de 2021.
José Paulo Porsani - Presidente SINTPq