Notícias | Café SINTPq debate biocombustíveis com especialistas no CNPEM

Café SINTPq debate biocombustíveis com especialistas no CNPEM

17/10/2014

Cerca de 50 pessoas participaram na última terça-feira (14) do Café SINTPq Biocombustíveis: Erro ou Solução? A palestra foi proferida por um dos maiores especialistas em catálise do país e professor aposentado da Unicamp, Ulf Schuchardt.

Em sua apresentação, Ulf destacou a importância do desenvolvimento de alternativas sustentáveis socialmente, ambientalmente e economicamente em biocombustíveis no Brasil. Segundo o pesquisador, muitas pesquisas bem sucedidas em biocombustíveis não são utilizadas devido a sua não viabilidade econômica.

O palestrante apresentou ainda diferentes opções de biocombustíveis e o impacto de cada um no meio ambiente. Falou dos biocombustíveis da segunda geração, mostrando como é possível obtê-los em maior quantidade a partir de biomassas residuais.

No seminário, Ulf destacou ainda que os biocombustíveis ainda não são capazes de substituir o petróleo e apresentou dados sobre a demanda de energia mundial.

O Café SINTPq integrou a Semana Nacional e Municipal de Ciência e Tecnologia e foi realizado no Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol do Centro Nacional  de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). O SINTPq e o CNPEM são membros do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Campinas (SP).

Confira:

Apresentação Slides – Biocombustíves: Erro ou Solução?

Apresentação Vídeo – Café SINTPq com Ulf Schuchardt

Fotos