Notícias | Campanha Salarial: Direção do CNPEM pressiona trabalhadores

Campanha Salarial: Direção do CNPEM pressiona trabalhadores

02/03/2015

A direção do CNPEM começou na última semana um processo de terrorismo contra a campanha salarial 2014 afirmando que possui caixa para o custeio da folha de pagamento até junho deste ano e que, sem novos recursos, o Centro corre o risco de fechar.

A mensagem transmitida aos trabalhadores só desestabiliza a imagem do Centro e não ajuda a construir uma solução para o problema.

O SINTPq esperou até o último dia de fevereiro a apresentação de uma contraproposta da empresa para a recomposição salarial. Além de descumprir o acordado, a direção do CNPEM não se dignou a informar o status da negociação com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Os diretores do CNPEM não conseguiram ainda ser recebidos pelo Ministro e como saída para a campanha salarial escolhem pressionar psicologicamente seus funcionários.

Em reunião realizada em janeiro com o secretário executivo do MCTI, Álvaro Prata, o SINTPq solicitou que o Ministério estudasse a possibilidade de parte dos recursos do Sirius serem também destinados a folha de pagamento, já que o projeto demanda cerca de 90 trabalhadores. O CNPEM deveria trabalhar para que soluções como essa fossem possíveis, ao invés de ameaçar seus trabalhadores com a possibilidade do desemprego.

O CNPEM também não enviou ao SINTPq a ata da última reunião de negociação. O documento é fundamental para ajuizamento de dissídio coletivo, caso necessário.

Diante dos fatos, o sindicato solicitará uma mesa redonda na Gerência Regional do Trabalho e Emprego para finalizar o processo de negociação da campanha salarial 2014/2015.

Para ajuizar dissídio coletivo é necessário que as negociações estejam esgotadas. E devido à falta de um posicionamento definitivo da empresa será necessária a tentativa de mediação na Gerência Regional.

O SINTPq convocará o mais breve possível uma assembleia com todos os trabalhadores do CNPEM.