Notícias | Confira 5 motivos para se associar ao sindicato

Confira 5 motivos para se associar ao sindicato

Apoiar a luta sindical é dar força para uma entidade comprometida com a classe trabalhadora; cada vez que um trabalhador se sindicaliza, uma categoria inteira ganha.

30/01/2024

 

Apoiar a luta sindical é dar força para uma entidade comprometida com a classe trabalhadora. Cada vez que um trabalhador se sindicaliza, uma categoria inteira ganha.

O SINTPq listou motivos para se unir a esta luta por meio da sindicalização. Além de todos os benefícios trabalhistas que são conquistados por meio das mediações que o sindicato protagoniza nas negociações com as empresas, sócios do SINTPq contam com outros serviços exclusivos que vão de descontos em compras até auxílio para cuidado e proteção da saúde mental.

Confira:

Contar com quem cobre os direitos e garantias trabalhistas

Ser sindicalizado é garantir que nenhum direito trabalhista passe despercebido e seja ignorado. Por meio da atuação sindical, os trabalhadores e trabalhadoras não precisam se expor aos patrões, basta buscar o sindicato para contar com uma intermediação assertiva sobre as demandas da categoria. Além disso, o SINTPq protagoniza as negociações com cada empresa, levando todas as necessidades da classe trabalhadora e pressionando os empregadores a cumprirem o que está previsto no Acordo Coletivo de Trabalho.

Assessoria jurídica

Seja em questões trabalhistas, negociações de litígios, representação profissional em negociação com setores governamentais ou privados, o sindicato sempre atuará na proteção do interesse daqueles a quem representa, assumindo a liderança em negociações coletivas e esclarecendo todos os pontos legais que interferem diretamente na vida do trabalhador e da trabalhadora. Quem é sócio do SINTPq também conta com orientação jurídica gratuita a qualquer momento, no âmbito trabalhista e cível.

Acesso a benefícios exclusivos

Só quem é sócio do SINTPq conta com até 40% de desconto no Clube SINTPq. São mais de 20 mil empresas em todo Brasil, garantindo uma economia média mensal de até R$ 350, o que inclui descontos em farmácias, lojas de eletrodomésticos e até aluguel de veículos. Além disso, associados ao SINTPq podem desfrutar de dias de descanso no hotel Miramar SINTPq. Localizados em Ubatuba, e a um passo da praia, só associados contam com descontos exclusivos durante todo o ano.

Acolhimento e respaldo em caso de denúncia

O SINTPq leva a sério a saúde física e mental do trabalhador. É por isso que ele criou o Projeto de Saúde Mental Lidiana Lucindo Moraes, que atua nas frentes de atendimento, estudos, negociações coletivas e canal de denúncias. Para isso, o SINTPq fechou uma parceria com o Instituto de Terapia Aplicada (ITA), por meio da qual cada associado e dependente pode contar com atendimento emergencial e terapêutico a valores acessíveis. Mas as medidas não param por aí: o sindicato também possui um canal exclusivo para que cada trabalhador e trabalhadora possa denunciar irregularidades com toda segurança e sigilo.

Aumento da força da categoria

Quando um trabalhador se sindicaliza, ele não está fortalecendo apenas um sindicato, mas toda a classe trabalhadora a qual pertence. A fiscalização dos sindicatos garante que os direitos trabalhistas sejam respeitados como os pagamentos de salários, FGTS, INSS, as normas de saúde, segurança no trabalho, horas extras, entre outros. Os benefícios atingem a todos os trabalhadores e trabalhadoras e essa força permite que mais e mais conquistas em prol da categoria sejam alcançadas e respeitadas.

Seja sóci@ e apoie essa luta: https://sintpq.org.br/seja-socio