Notícias | CNPEM: Assembleia discute contraproposta da empresa no dia 29

CNPEM: Assembleia discute contraproposta da empresa no dia 29

22/09/2014

O SINTPq convoca os trabalhadores do CNPEM para assembleia geral da campanha salarial no dia 29 de setembro, às 10h30, conforme edital de convocação abaixo. Na quinta reunião de negociação, dia 15, o CNPEM apresentou ao SINTPq sua contraproposta para a campanha salarial 2014/2015 dos trabalhadores do Centro.

A empresa propõe o reajuste de 3% sobre os salários retroativos ao mês de agosto com o retorno das negociações sobre a reposição da inflação apenas em fevereiro de 2015. O reajuste é válido ainda para assistência médica, auxílio alimentação e auxílio creche.  

Uma segunda opção dada pela empresa é de reajuste de 100% sobre o vale alimentação até o mês de fevereiro de 2015, saindo dos R$ 249,73 atuais para R$ 500. Em fevereiro a empresa se propõe a reverter esse reajuste no vale alimentação, implementando, em contrapartida, 3% de reajuste salarial, se assim for decidido pelos trabalhadores.

Para o SINTPq a proposta do CNPEM é ruim, mas os trabalhadores é que precisam avaliar as opções colocadas pelas empresa. De acordo com os negociadores, as perspectivas de receita do Centro não são positivas e, por isso, a necessidade de negociação no início de 2015.

Até a quarta reunião de negociação, o posicionamento da empresa era de reajuste de 0% sobre os salários e benefícios. O SINTPq se recusou a apresentar essa contraproposta aos trabalhadores.

Além do reajuste salarial ou do aumento no vale alimentação, a empresa apresentou ainda concordância em implementar as férias bipartidas para todos os trabalhadores, e pediu até fevereiro de 2015 para a troca do fornecedor do restaurante ou implantação do ticket refeição.

Caso os trabalhadores decidam rejeitar a proposta da empresa, a opção é o dissídio coletivo, com ou sem greve. Para o SINTPq  a proposta do CNPEM é mais uma vez aquém da importância do seu corpo de trabalhadores.

Confira abaixo edital e neste link a íntegra da contraproposta do CNPEM.


EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Trabalhadores em Atividades (Diretas e Indiretas) de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia de Campinas e Região – SINTPq, convoca todos os trabalhadores do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais para que compareçam na Assembleia Geral Extraordinária que será realizada no próximo dia 29 de setembro de 2014, no auditório do Anel – Rua Giuseppe Máximo Scolfaro, 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia – Campinas/SP – às 10h30 horas em primeira convocação e não havendo quórum às 11h00 em segunda convocação com qualquer número de pessoas presentes para deliberar sobre a seguinte pauta: 

1) Avaliação, discussão e deliberação da proposta da empresa para assinatura do acordo coletivo data-base 2014/2015;

2) Havendo recusa na proposta da empresa: Deliberação quanto a instauração do dissídio ou estado de greve;

3) Outros assuntos.
 
Régis Norberto Carvalho
Presidente - SINTPq