Notícias | CNPEM: Assembleia na terça-feira (24) definirá rumos da campanha salarial

CNPEM: Assembleia na terça-feira (24) definirá rumos da campanha salarial

19/09/2013

INTPq convoca os trabalhadores do CNPEM para na próxima terça-feira, dia 24, às 10h, comparecerem no auditório da Anel, para a assembleia geral de apresentação da contraproposta da empresa na Campanha Salarial 2013/2014.

Após sete reuniões de negociação, o CNPEM apresentou ao sindicato no último dia 16 de setembro uma péssima proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), insistindo na tese do pagamento do abono salarial ante a recomposição inflacionária dos salários.

Apesar de não ter apresentado números, o CNPEM afirma que, na prática, o abono irá corresponder a reposição dos salários pela inflação. No entanto, na próxima campanha salarial, o reajuste nos salários será menor para os trabalhadores, pois o cálculo terá como base os recebimentos atuais. Ou seja, dois anos de salários congelados para os trabalhadores do CNPEM, enquanto todas as nossas dívidas são corrigidas regularmente pela inflação.

Portanto, o que parece ser bom agora, em longo prazo significa prejuízo para os funcionários, com reflexos de perdas nas faixas salariais do plano de cargos e salários, na previdência complementar, no FGTS e na aposentadoria. Perdas em cima de perdas!

Infelizmente, a sensação que temos após o longo processo negocial é de que a direção do CNPEM não está apostando no futuro da instituição. Em qualquer centro de pesquisa do mundo, o maior patrimônio são os funcionários, pois detém o conhecimento e são comprometidos com o desenvolvimento científico. Já com essa proposta, a direção do CNPEM descarta os avanços das últimas campanhas salariais, as melhorias nas relações de trabalho e sinaliza negativamente para os funcionários sobre o futuro do Centro.

A tão sonhada conquista do plano de cargos e salários, uma reivindicação antiga dos funcionários do CNPEM, não pode ser diluída em prejuízos aos trabalhadores nos próximos anos.

Quanto ao vale-alimentação e vale-refeição, a proposta apresentada pela empresa piora o que temos hoje, pois no vale-alimentação, que hoje é de R$ 235, o trabalhador passará a sofrer descontos entre 2% e 20%, de acordo com a faixa salarial. Enquanto o vale-refeição será o pior de todas as empresas da região que compõem a base do SINTPq.

Participe da assembleia na terça-feira e decida os rumos da nossa campanha salarial!