Notícias | CNPEM: SINTPq e trabalhadores buscam alternativas para a campanha salarial

CNPEM: SINTPq e trabalhadores buscam alternativas para a campanha salarial

13/09/2016

O SINTPq e seus associados do CNPEM realizaram uma reunião na tarde de ontem para debater alternativas para a campanha salarial e o processo de dissídio coletivo. O encontro contou com mais de 60 sócios do Sindicato, que deixaram claro seu sentimento de preocupação em relação às recentes posturas intransigentes da empresa.

A recusa da direção do Centro em receber o SINTPq para uma nova rodada de negociação foi o motivo de maior descontentamento e discussão na reunião, o que resultou, inclusive, em propostas de paralisação das atividades.

Os associados presentes também se manifestaram dispostos a construir novas alternativas para o empasse, através do diálogo com o Sindicato. Entretanto, isso só acontecerá caso a empresa adote uma nova postura para esta campanha salarial.

A direção do Centro encerrou as conversas com o SINTPq após apresentar uma proposta que tira a possibilidade de ex-funcionários recuperarem parte da inflação perdida entre agosto de 2013 a julho de 2014. O Sindicato já deixou claro que, por orientação de seu jurídico, não assinará um ACT que prejudique ex-funcionários.

Em meio a este conflito, o SINTPq espera que a diretoria do CNPEM adote uma postura madura e aceite dialogar novas alternativas com o Sindicato e os trabalhadores. A atitude mesquinha dos dirigentes da empresa até aqui demonstra que a mesma não prioriza seus profissionais, uma vez que os penaliza com a defasagem de salários e benefícios.

É com profunda decepção que o SINTPq encara a posição desconstrutiva da direção do CNPEM. Uma instituição com tamanha tradição e importância na CT&I nacional não pode prestar-se a um papel tão antidemocrático, negando-se a praticar o preceito básico de qualquer negociação e da própria convivência em sociedade: o diálogo.

Nos próximos dias, uma nova reunião com associados será agendada. Assim que novas alternativas forem levantadas, uma nova assembleia será convocada.