Notícias | CNPEM: SINTPq vence na justiça e periculosidade começa a ser paga hoje

CNPEM: SINTPq vence na justiça e periculosidade começa a ser paga hoje

16/03/2016

Após doze anos, tem início hoje (16), o pagamento a 43 trabalhadores do CNPEM de parte dos valores devidos referente à ação de periculosidade impetrada contra a empresa.

Em dezembro de 2004 o sindicato entrou na justiça contra o CNPEM, após consecutivas tentativas de negociações sobre o tema em campanhas salariais, todas sem sucesso.

A ação do SINTPq em nome de todos os trabalhadores da empresa, na época, foi alvo de inúmeros recursos do CNPEM, que sofreu derrotas em todas as instâncias judiciais.

Neste momento, os beneficiários (conforme análise de perito judicial) receberão o que já foi liberado pela justiça, enquanto as diferenças seguem sob judice, aguardando entendimento entre as partes ou decisão final da Justiça do Trabalho. O pagamento será realizado na consultoria jurídica do SINTPq, Advocacia Dr. Cremasco.

Todas as vitórias e o pagamento iniciado hoje são, para o SINTPq, demonstrações de que a tese de periculosidade no CNPEM discutida desde 2001 é verdadeira. “A ação e a nossa vitória mostram a importância do sindicato na vida da trabalhadora e do trabalhador. É uma conquista de muita luta que precisa ser valorizada pelos profissionais do Centro”, afirma o diretor do SINTPq, Paulo Porsani.