Notícias | Colóquios CNPEM – O Pouso do Curiosity em Marte

Colóquios CNPEM – O Pouso do Curiosity em Marte

01/07/2013

olóquio CNPEM da próxima quarta-feira, dia 3 de julho, explorará a ciência espacial.  O pesquisador  Ivair Gontijo, pesquisador da National Aeronautics and Space Administration (NASA) vai falar sobre a construção e o pouso do veículo Curiosity em Marte, ocorrido em agosto do ano passado. Cerca de 900 kg em equipamentos científicos circulam pela superfície do planeta para estudar fenômenos diversos.
 
Os Colóquios CNPEM têm como objetivo reunir especialistas acadêmicos e empresariais para debater temas relevantes de C,T&I, prospectar novas oportunidades de financiamento da P,D&I, identificar demandas nas áreas de interesse dos Laboratórios Nacionais, conhecer visões distintas sobre cooperação industrial e propriedade intelectual, além de ampliar e consolidar a rede de parceiros.
 
“O Pouso do Curiosity em Marte” - Ivair Gontijo

Resumo: Por mais de 2 mil anos a humanidade tem estudado o planeta Marte e grandes avanços foram feitos nas últimas décadas, com satélites terrestres em órbita marciana e veículos robotizados na superfície. É sabido que Marte teve oceanos no passado, mas por alguma razão a água desapareceu. No dia 6 de agosto de 2012 o projeto Mars Science Laboratory (MSL) fez um pouso dramático, colocando na superfície de Marte o veículo Curiosity de 900 kg, carregado de instrumentos para estudar o planeta.

As várias missões para Marte, idealizadas e construídas no Jet Propulsion Laboratory da NASA em Los Angeles, e os detalhes da construção e lançamento do veículo Curiosity serão abordados neste seminário. Além disso, o desenvolvimento dos componentes mais críticos do radar que controlou os últimos 7 minutos da descida em Marte foi liderado pelo palestrante, que descreverá sua participação no projeto.

Local: Auditório do Anel (LNLS)
Data: 3 de julho de 2013
Horário: 11h
Endereço: Rua Giuseppe Máximo Scolfaro 10.000 – Polo II de Alta Tecnologia – Campinas