Notícias | Conheça obra do cineasta que recusou prêmio em apoio aos trabalhadores

Conheça obra do cineasta que recusou prêmio em apoio aos trabalhadores

O SINTPq recomenda a filmografia de Ken Loach, que recusou um prêmio pelo conjunto de sua obra no Festival de Cinema de Turim ao saber da precarização de trabalhadores do evento.

03/12/2021

European Union 2016 - European Parliament". (Attribution-NonCommercial-NoDerivatives CreativeCommons licenses creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/)

O SINTPq recomenda a filmografia de Ken Loach. O consagrado cineasta britânico, diretor de cinema desde 1967, recusou um prêmio pelo conjunto de sua obra no Festival de Cinema de Turim. Após descobrir que os serviços de limpeza da organização do evento haviam sido terceirizados, resultando em prejuízo para os trabalhadores, logo se manifestou sobre o ocorrido. “Como poderia eu não responder a um pedido de solidariedade dos trabalhadores que foram demitidos por lutarem pelos seus direitos?”, questionou o cineasta. Confira algumas obras de Ken Loach: Eu, Daniel Blake (Telecine), Você Não Estava Aqui (Telecine) e Terra e Liberdade.

O cineasta afirma que a terceirização é “um problema sério”. “A razão pela qual isso acontece é invariavelmente para economizar dinheiro. O contratante que vencer a licitação reduzirá os salários e cortará os funcionários. É uma receita para o conflito. O fato de que está acontecendo em toda a Europa não o torna aceitável”, disse ainda o cineasta.

Loach detalhou o que foi denunciado pelos trabalhadores do festival. “Um corte salarial foi seguido por alegações de intimidação e assédio. Várias pessoas foram demitidas. Assim, os trabalhadores mais mal pagos, os mais vulneráveis, perderam seus empregos porque se opuseram ao corte salarial. É claro que é difícil para nós desembaraçarmos os detalhes de um conflito em outro país com diferentes práticas trabalhistas. Mas isso não significa que os princípios não sejam claros”, afirmou.

O Museu Nacional do Cinema de Turim alegou que Loach havia sido “mal informado” e que a terceirização havia seguido um processo de licitação competitivo. “Nos desagrada que um grande diretor de cinema, alguém que sempre admiramos, foi mal informado e não reflete de forma alguma a realidade”, disse um comunicado.

O Festival de Cinema de Turim também publicou uma mensagem em seu site. “Lamentavelmente anunciamos que, por razões além do controle do Festival de Cinema de Torino, Ken Loach não irá receber seu prêmio Gran Premio Torino e, como resultado, a exibição de The Angels’s Share foi cancelada”.

*Com informações do portal Brasil de Fato