Notícias | CPqD: Após retrocesso no plano médico, SINTPq define ações em defesa dos seus associados

CPqD: Após retrocesso no plano médico, SINTPq define ações em defesa dos seus associados

07/05/2018

Após assembleia com os sindicalizados do CPqD, realizada no dia 24 de abril, foram definidas ações contra a coparticipação de 30% no plano médico. Nelas, o sindicato representará e defenderá seus associados, pois são eles que garantem o funcionamento da instituição e sua representatividade e legitimidade perante a categoria.

A assembleia autorizou o SINTPq a abrir nova negociação com o CPqD para evitar prejuízos aos associados. Caso não haja acordo, o sindicato está autorizado a buscar a Justiça do Trabalho. A direção do Centro foi informada oficialmente sobre a decisão da assembleia e o SINTPq já solicitou uma agenda negocial para tratar do assunto. A diretoria do sindicato espera que a empresa aproveite a oportunidade de resolver a questão sem embates judiciais.

O contrato do CPqD com a UNIMED tem mais de 30 anos e a coparticipação nunca foi aplicada ou cogitada nesse período. Além disso, para a maioria dos funcionários sempre foi exigida a participação financeira por meio da TPPM (Tabela Percentual de Participação Mútua), sendo que os reajustes dessa contribuição nunca foram discutidos com os empregados.

Dessa forma, a assembleia entendeu como inaceitável esse novo retrocesso no benefício, deixando claro que a crise financeira do CPqD não pode ser resolvida com o estrangulamento financeiro de seus funcionários.

Com a “reforma” trabalhista, apenas as entidades sindicais com um número expressivo de filiados sobreviverão. Essa nova realidade também afeta os trabalhadores, pois somente aqueles que tiverem amparo de seus sindicatos, sendo sócios e participando ativamente, terão quem os defenda dos retrocessos que estão sendo e ainda serão impostos.

A coparticipação na assistência médica foi a primeira investida do CPqD após a “reforma” trabalhista. Quais serão os próximos benefícios atacados? Nas campanhas salariais, a representação do sindicato e os benefícios das negociações serão usufruídos por todos. Entretanto, em questões tratadas fora da data-base, os sócios serão prioridade. Se você ainda não é sindicalizado, reflita sobre essas questões e torne-se mais um aliado do SINTPq na luta por melhores condições de trabalho.