Notícias | CPqD quebra recorde e estabelece novo marco mundial em transmissão óptica sem repetição

CPqD quebra recorde e estabelece novo marco mundial em transmissão óptica sem repetição

05/07/2017

O CPqD quebrou seu próprio recorde de transmissão óptica coerente sem repetição, uma tecnologia que dispensa o uso de elementos ativos na rede para amplificação de sinais. Reconhecido internacionalmente, o novo recorde alcançado pela Gerência de Tecnologias Ópticas é resultado da transmissão coerente utilizando 24 canais ópticos, na taxa de 400 Gb/s (por canal), a uma distância de 444 quilômetros sem repetição.

De acordo com a empresa, este é um avanço significativo em relação aos marcos anteriores obtidos pela equipe do CPqD, em julho e em dezembro do ano passado. No último recorde, por exemplo, a companhia usou 16 canais ópticos de 400 Gb/s na transmissão e a distância do enlace óptico chegou a 403 quilômetros sem repetição.

O aumento da distância da transmissão sem o uso de equipamentos para amplificação de sinais é um fator importante na evolução dessa tecnologia, pois viabiliza a implantação de redes ópticas de comunicação em locais de difícil acesso, como a Região Amazônica, por exemplo, afirma o CPqD.

A conquista é fruto da combinação de tecnologia desenvolvida no CPqD – especificamente, o algoritmo de otimização do mapa de amplificação e os amplificadores ópticos com bombeio remoto (ROPAs) – com as soluções fornecidas por dois parceiros estratégicos nesse projeto.

Um dos parceiros é a IPG Photonics, fabricante de lasers de alta potência, que disponibilizou dois lasers Raman de 3,5 W, que permitiram incrementar consideravelmente a eficiência de bombeio dos amplificadores remotos.

A Corning, que forneceu as fibras ópticas de área larga, foi a outra. O equipamento da empresa conta com menor coeficiente de atenuação e reduziu as interações não lineares entre os canais, permitindo estender o alcance do enlace óptico sem repetição.

O artigo que relata esse trabalho realizado pela equipe da Gerência de Tecnologias Ópticas do CPqD será apresentado na ECOC 2017 – European Conference on Optical Communication, que acontecerá entre os dias 17 e 21 de setembro, em Gotemburgo, na Suécia.

Redação iPNews