Notícias | CTI e IFSP lançam Complexo Tecnológico Educacional em Campinas nesta sexta-feira (06)

CTI e IFSP lançam Complexo Tecnológico Educacional em Campinas nesta sexta-feira (06)

04/06/2014

6, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) lançam em Campinas o Complexo Tecnológico Educacional (CTE) às 15h, no CTI. Às 13h será lançada a Pedra Fundamental do IFSP na região do Campo Grande.

O conceito de Complexo Tecnológico Educacional (CTE) é inspirado em iniciativas mundiais como o sistema alemão Fraunhoffer que promove a aproximação dos seus centros de pesquisa, institutos de ensino e empresas. No Brasil, o CTE é promovido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Educação (MEC) como forma de aproximar suas unidades de ensino e pesquisa com o setor produtivo.

No CTI Renato Archer, o Complexo Tecnológico Educacional irá estimular a cadeia produtiva da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e a formação de recursos humanos para o atendimento das demandas sociais.

Com a estruturação do CTE em Campinas cria-se uma nova perspectiva de progresso, em especial para as regiões dos bairros do Campo Grande, Amarais, São Marcos, Santa Mônica, Jardim Campineiro, Vila Olímpia e Vila Esperança, bairros próximos à localização do CTI e futuras instalações do IFSP.

Desde 2011, o CTI e o IFSP trabalham para cumprir a determinação do MEC de se estabelecer cursos de ensino superior e de ensino técnico do Governo Federal na cidade de Campinas. Estes esforços se transformaram em realidade através do início da primeira fase do projeto em junho de 2013, quando passou a ser oferecido o curso de “Análise e Desenvolvimento de Sistemas” (ADS), implantado nas próprias dependências do CTI Renato Archer, no Bairro dos Amarais.

Após um ano de operação, o curso ADS já conta com dois semestres, chegando a uma procura de 90 candidatos por vaga, comparável as melhores faculdades do país.

As instalações do IFSP no CTI Renato Archer também são de alta qualidade e usufruem dos laboratórios de ponta já existentes na instituição de pesquisa, sendo que o investimento incremental para se estabelecer a parceria foi muito baixo, uma vez que toda a infraestrutura já existente foi aproveitada.

Confirmação de presença em http://www.cti.gov.br/convite-online/

Com informações: CTI Renato Archer