Notícias | Entidades combatem MP que tira dinheiro da Ciência para renovar frota de caminhões

Entidades combatem MP que tira dinheiro da Ciência para renovar frota de caminhões

Mudança permite que petrolíferas utilizem verba da ciência para sucatear veículos

03/05/2022


Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Lideranças do setor de ciência e tecnologia do Brasil estão se mobilizando contra a medida provisória 1112/22, instituída pelo presidente Jair Bolsonaro em 1º de abril. Conhecida como MP da sucata, a medida autoriza empresas petrolíferas a investir valores destinados originalmente à pesquisa científica no sucateamento de caminhões.

A MP instituída por Bolsonaro altera os textos de quatro leis. Uma delas é a 9.478 de 1997, que estabelece que empresas do setor de petróleo e gás destinem até 1% de sua receita à pesquisa científica no setor. Com a alteração, as empresas poderão utilizar essa verba para bancar o desmonte ou destruição como sucata dos veículos pesados em fim de vida útil.

A porcentagem pode parecer pequena, mas 1% da receita bruta das empresas de petróleo e a gás representa uma cifra considerável para a pesquisa e desenvolvimento do setor. Em 2018, por exemplo, a Petrobrás teve lucro (Ebitda) de 114,9 bilhões de reais. Grandes avanços tecnológicos como a descoberta do pré-sal, exploração em plataformas offshore, dentre outras, só foram possíveis graças a este empenho financeiro focado em PD&I.

Diretora do SINTPq e pesquisadora no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Priscila Leal ressalta a importância das conquistas provenientes da ciência na área e critica a postura do governo Bolsonaro. “A sociedade precisa ter em mente que foi a partir do pré-sal que conquistamos nossa soberania no setor de óleo e gás, soberania que está sob ataques constantes desde o golpe de 2016. Bolsonaro cumpre seu papel de destruição e entrega do capital nacional para o mercado estrangeiro”, afirma Priscila.

A Academia Brasileira de Ciências (ABC), o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies) e outras entidades ligadas à Ciência, Tecnologia e Inovação se reuniram com o senador Izalci Lucas (PSDB-MG) na última semana para discutir propostas. De acordo com as entidades, a intenção é impedir o avanço de medidas prejudiciais à ciência e tecnologia brasileira.

Após a reunião, as entidades divulgaram uma nota conjunta em que criticam e demonstram preocupação com o tema. “Trata-se de uma ameaça de destruição de uma política pública exitosa, que já viabilizou marcantes conquistas tecnológicas, com importantes consequências econômicas e estratégicas para o País”, afirmam.

José Paulo Porsani, presidente do SINTPq, aponta a medida como parte do desmonte científico do governo federal: “É mais um ato do governo negacionista, que recusa a ciência como fator essencial no desenvolvimento da humanidade, prejudicando claramente o país e colocando o Brasil no atraso”. Na visão de Porsani a medida tenta desviar o foco de outros problemas graves como a fome e o desemprego que o país atravessa.