Cultura | Exposição “Depois da Voz do Brasil” faz uma revisita a obra "O Guarani"

Exposição “Depois da Voz do Brasil” faz uma revisita a obra "O Guarani"

Com entrada gratuita, o projeto questiona visões coloniais e o ideário de identidade nacional

06/02/2026

o_guarani

A exposição “Depois da Voz do Brasil” segue em formato itinerante para o Museu da Cidade (Casa de Vidro), Campinas, onde terá início neste sábado (07/02), e ficará até dia 27 de fevereiro de 2026, ampliando o acesso do público ao projeto. A mostra propõe ao público uma reflexão crítica sobre a ópera “O Guarani”, do maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, em diálogo com os povos indígenas brasileiros. 

A Obra original é um dos marcos fundamentais do Romantismo brasileiro, escrito por José de Alencar em 1857, e é o principal expoente do indianismo, corrente que buscava criar uma identidade nacional ao transformar o indígena em um herói com virtudes cavalheirescas. Contemplado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o projeto questiona visões coloniais e o ideário de identidade nacional construído a partir de uma perspectiva europeia do século XIX. 

A mostra convida o público a revisitar o chamado “mito fundador” da nação brasileira e a refletir sobre o reconhecimento póstumo de Carlos Gomes em sua cidade natal. Com curadoria do artista indígena John Alexandre Dias Restrepo e assistência de curadoria de Marta Fontenele, a exposição apresenta diferentes perspectivas sobre a vida e a obra do compositor. 

Ficha de Serviço

Evento: Exposição Depois da Voz do Brasil

Data: 07 a 27 de fevereiro de 2026

Horário: Terça a sexta-feira: 10h às 12h e 14h às 17h e Sábado: 10h às 16h

Local: Museu da Cidade – Casa de Vidro

Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 2145 - Parque Taquaral, Campinas

Entrada: Gratuita