Notícias | Fruto da campanha salarial, retorno da Uniodonto é cumprido pelo CPQD

Fruto da campanha salarial, retorno da Uniodonto é cumprido pelo CPQD

20/01/2020

A direção do CPQD anunciou o restabelecimento da Uniodonto no benefício de assistência odontológica. Conforme informado na última assembleia, ainda em 2019, a empresa havia se comprometido a avaliar a possibilidade de manter as duas operadoras. Caso não fosse possível permanecer também com a BB Dental, o benefício voltaria a ser oferecido via Uniodonto.

O retorno do benefício aos moldes anteriores representa uma vitória para os trabalhadores e para as trabalhadoras, uma vez que essa foi uma das principais reivindicações da campanha salarial.

Por meio de diversas manifestações dos funcionários, encaminhadas nos canais de comunicação do SINTPq, foi possível perceber o descontentamento que a alteração para a BB Dental causava. A pesquisa de opinião realizada pelo sindicato e a participação dos profissionais nas assembleias que deliberaram a pauta de reivindicações foram outros elementos que contribuíram para essa vitória.

Casos como esse são importantes para que todos compreendam a importância das negociações coletivas. Por meio do sindicato e das campanhas salariais, os funcionários podem manifestar seus anseios e reclamações livremente, de forma aberta nas assembleias ou anonimamente entrando em contato com o SINTPq. Coletivamente, essas opiniões são convertidas em reivindicações, que serão levadas pelo sindicato para negociação direta com a empresa.

Seguindo esse processo, nenhum trabalhador precisa se expor ou se sentir intimidado por seus superiores. O sindicato é a única entidade com completo respaldo legal para desempenhar esse importante papel. Por isso, fortalecer sua entidade representativa, contribuindo com a luta coletiva, é fundamental para a obtenção de melhores condições de trabalho.

Neste ano, o SINTPq completa 30 anos de vida, sendo que essa história começou justamente no CPQD. Reflita sobre os pontos apresentados neste comunicado e ajude o sindicato a construir um futuro com ainda mais conquistas.